sexta-feira, março 22, 2019

MEDALHA DE MÉRITO E RESISTÊNCIA, NO 248º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE CASTELO BRANCO.

                                                  CHAFARIZ DE SÃO MARCOS
Três notáveis albicastrenses foram distinguidos pela nossa autarquia no 248º aniversário da nossa cidade, com a medalha de ouro da cidade.
Perante esta excelente ideia, este albicastrense não pode deixar de a plagiar, atribuindo também ele, a medalha de Barro Dourado, a quem no seu entender (pessoa, instituição ou monumento), tenha contribuído de alguma maneira para o engrandecimento da terra albicastrense. 
Bem gostaria eu, que a medalha fosse de ouro (bem grosso), contudo, como sou um explícito teso, fico-me pela de barro dourado, porém, como nestas coisas o mais importante é a intenção, penso que os galardoados não se importarão (ou estarei eu enganado!).   
A referida medalha, é atribuída este ano, não a uma pessoa, mas a um monumento da terra albicastrense. O digno destinatário da medalha de 2019 é : O Chafariz de São Marcos.
----------------------------------------
- Independentemente da falta de amor e carinho dos que comandaram a terra albicastrense nas últimas três décadas, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
- Independentemente de muitas vezes fazerem do seu pequeno pátio, um parque de estacionamento, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
- Independentemente de lhe terem deixado entrar o salitro no granito, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
- Independentemente de terem transformado o seu pequeno tanque, num tanque porcalhão, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
- Independentemente de terem deixado ruir parte do muro que pega com o velho chafariz, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
- Independentemente da falta de interesse dos albicastrenses por este velho chafariz, ele não nos abandona e, teimosamente o velho chafariz continua a resistir.
----------------------------------------
Por todas estas razões e muitas outras, o vencedor da medalha de Mérito e Resistência em Barro Dourado no 248º aniversário da terra albicastrense, foi como já disse anteriormente: O CHAFARIZ DE SÃO MARCOS.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Relativamente ao chafariz de São Marcos, tenho uma palavra a dizer. Foi-me dito recentemente por um alto responsável camarário, ter conhecimento do seu estado, e que no mesmo, ainda não foram feitas algumas intervenções, porque o iria ser sujeito de prefundas alterações, entre as quais a sua própria deslocalização (dentro do mesmo espaço, obviamente)para um nível superior. Esperamos que as tais ditas obras sejam breves, concerteza não será uma obra de milhões, para se manter eternamente naquele estado. Lamentamos a falta de informação, porque a existir, muita coisa bem como mal entendidos, poderiam ser evitados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo José Sousa
      Não sei quem lhe deu a informação que aqui deixou, eu tenho uma muito diferente.
      Estivo recentemente numa assembleia pública da nossa autarquia (Janeiro de 2019), local onde expressei o meu desagrado pelo estado em que se encontra o nosso chafariz de S. Marcos. O presidente Luís Correia disse aí publicamente, que tinha enviado para as entidades competentes um pedido de autorização para fazer obras no chafariz no valor de 17.000 euros.
      Quanto á deslocalização do chafariz de que fala, é coisa do passado, ou seja existiu em tempos um projeto aprovado pela assembleia municipal onde isso estava previso. Infelizmente quando da demolição da garagem da beira, vai-se lá saber porquê, meteram o projeto na gaveta e construíram o parque de estacionamento e “esqueceram-se” do resto. E por aqui me fico.
      Abraço

      Eliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...