sábado, maio 30, 2020

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLI

VINHO AQUARTILHADO
          
A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
As sessões dão agora um salto de 1 de Dezembro de 1809, para 1 de Janeiro de 1810. Na forma do costume, foram nomeadas as Justiças para as “Terras do Termo.
Depois de feito esse serviço e em cumprimento de uma ordem do Juízo da Correição, foram nomeados Luís António Henriques e António Gomes para tomarem em relação todos os géneros e Transportes que os moradores desta Cidade e Termo tiverem fornecido e Tropa e pertencente a Administração de Almeida.

Além disse, ainda os vereadores:
“acordarão que todo o vinho que o arrematante das tabernas desta Cidade vendesse em cada hum dellas ficasse sujeito ao Juiz de Almotaçaria, para que examinadas as qualidades do vinho, e o seu preço pudessem os Almotacés  providenciar tanto a respeito do interesse como da saúde dos Povos.
Ficando outro sim prohibido a outro qualquer, que não seja arrematante, o Transporte ou venda de vinho ficando só prometido a venda aos Habitantes desta Cidade daquela que recolheram.
E todo outro qualquer não obstante esta proibição que vender vinho aquartilhado debaixo que pretexto for, perderá todo o vinho que lhe for achado, que para vender tenha, metade para o Denunciante, e metade para as Despesas da Camara e na mesma pena incorrerá aquelle que protestando trazello para vender almudado não o for a manifestar na Casa do Escrivão da Camara de quem o competente Billhete”.
E com isto se encerrou a sessão, que não foi daquelas em que os vereadores se mostraram menos activos.
(Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”: O que
acabaram de ler é uma transcrição, do que foi publicado 
na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...