terça-feira, maio 05, 2020

RUAS DA ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE


BREVE NOTA HISTÓRICA 
SOBRE OS CAPITÃES DA MILÍCIA
 DE CASTELO BRANCO,
EM TEMPOS DO REI D. JOÃO III (1527)

Por; Manuel Rosado de Camões e Vasconcelos

Do livro das Ordenanças da milícia que se guardava no cartório da Vila de Castelo Branco, constava que o Rei D. João III mandou fazer as ordenanças por António Chanoca, a quem fez Capitães delas, o qual procedeu à eleição em 24 de Março de 1527 dos demais Capitães, a saber
- Rua de S. Maria até à praça, (sem as travessas) capitão António Vaz Magro e Marco Gil seu genro.
- Rua do Cavaleiro e praça até á porta da estalagem Capitão António de Goes.
- Rua dos Ferreiros e Bispo Capitão Jorge de Sousa.
- Rua dos Peleteiros Capitão Diogo Paes.
- Rua dos Oleiros capitães Simão Alvares e Fr. o Moço.
- Rua D’ Ega Capitães Fernão Vaz fidalgo e Simão da Costa.
- Rua do pé do Muro até á porta de Rui Lopes e Rua Álvaro Sola Capitão Martim de Oliveira.
- Rua de João Afonso até á porta de Pêro Vaz Frazão, (com todas suas travessas e porta de S. Tiago) Capitães Jorge Boino e Álvaro Cardoso.
- Rua Nova capitão Francisco de Siqueira.
- Rua do Arressario desde porta de Pêro Vaz Frazão até á Rua pequenina, (com todas as travessas da Rua de S. Maria) Capitães Simão de Sousa Idanha Francisco Trancoso e João do Couto.
- Rua do Mercado e Arrabalde de Pêro Vaz de Frazão até á porta de Rodrigo Rebelo, descendo pela rua de João Moutoso e pela Moreira Capitão André E Couto.
- Do Arrabalde Capitão Gregório Pires escrivão dos órfãos.
O rol dos capitães da milícia tem o mérito de nos enunciar os arruamentos da antiga vila de Castelo Branco, no começo de segundo quartel do séc. XVI. 
Advinha-se o coração do burgo na Praça Velha, de que irradiavam, como ainda hoje, as ruas de Santa Maria, dos Ferreiros, dos Peleteiros, do Cavaleiro e a Rua Nova. 
No gaveto ou vizinhança da Praça, com a rua do Cavaleiro, ficava a estalagem. Para leste, havia as ruas dos Oleiros, D’ Ega e Do pé do Muro e, para Oeste, a Rua de João Afonso, até à porta de S. Tiago, e a do Arressario até à Rua Pequena.
Fora deste conjunto, ficavam a Rua do Mercado e o Arrabalde, sem esquecer o Convento de Franciscanos, que em 1526 passara à Ordem de Santo Agostinho ou da Graça e em que atualmente se encontra a Santa Casa da Misericórdia.
Estas notas constam na obra do célebre genealogista albicastrense, Miguel Achioly da Fonseca, hoje em poder do seu descendente, Sr. Domingos Acciaióli de Sá Nogueira.
Nota: Um dos motivos que me levou a postar esta publicação, foi o querer relembrar aqui antigos nomes de ruas da nossa Zona Histórica.
Rua do Pé do Muro, Rua João Afonso, Rua Pequena, Rua da Estalagem e por fim, Rua do Cavaleiro e não como erradamente consta atualmente na placa toponímica, como rua dos Cavaleiros.
Gostaria ainda de recordar, que existem ruas cujos nomes se mantêm à mais de 500 anos. Quinhentos anos de história, quinhentos anos por onde passaram muitos antepassados meus e de muitos outros albicastrenses. 
PS. Trabalho publicado no primeiro volume da Revista; "Estudos de
Castelo Branco" de 1961.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...