quinta-feira, novembro 05, 2020

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

A TERRA ALBICASTRENSE NO PASSADO

Em 1385, achando-se o Infante D. Dinis, filho de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, em Covilhã onde havia entrado com tropas castelhanas instituindo-se Rei de Portugal, foi-lhe enviado de Castelo Branco, pelo Condestável D. Nuno Alvares Pereira, a seguinte carta:

“Nuno Álvares Pereira, Conde de Barcelos, de Ourem e de Arraiolos Condestável  por meu Senhor El-Rei de Portugal e seu Mordomo-Mor, me encomendo em vossa graça e mercê: Eu vos faço saber que a mim me e dito que vão sois vindo com muitas gentes ao reino de meu Senhor El-Rei e fazeis nele guerra, mal e dano: e ainda o pior é por onde vides vos chamais Rei de Portugal do que muito me maravilho e pareceu-me que se, do vosso conselho só, tal nome tomaste, que o devereis melhor de cuidar e se vo-lo outrem aconselhou entendo que vos não aconselhou verdadeiramente porque para homem do vosso estado é coisa feia e vergonhosa: e porem eu sentindo muito estas coisas que são contra o serviço do meu Senhor El-Rei sou vindo a esta terra para vo-las contrariar com a ajuda de Deus e hoje, dia da leitura desta carta, cheguei aqui a Castelo Branco e enviovo-la a dizer para serdes disso certo e rogo-vos e peço-vos que não hajas por nojo um pouco vos deter porque Deus querendo eu serei convosco daqui a três dias pouco mais ou menos”.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...