terça-feira, dezembro 01, 2020

APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE CASTELO BRANCO

RECORDAR O PASSADO
 DA
  TERRA ALBICASTRENSE NO PASSADO


- Foi em Castelo Branco, no século XV, que o Rei D. João II recebeu os embaixadores dos Reis Católicos Espanha que vieram, baldadamente, solicitar-lhe indulgencia para o Duque de Bragança e seu irmão, o Marquês de Montemor, comprometidos na conspiração contra o mesmo soberano.


- No ano de 1495, estando na vila, no exercício das suas funções de Visitador da Ordem de Cristo, D. Pedro de Sousa, Comendador e Alcaide-Mor da Vila de Idanha-a- Nova. 
Foi-lhe solicitado, por D. Aires Gomes, Comendador de Lousa e Alcaide-Mor de Vila de Castelo Branco, um foral para atualização dos direitos de portagem cobrados pela Ordem de Cristo e que incidam sobre as mercadorias transacionadas, mancebas, bestas de carga, etc.
- Foram descriminados esses direitos e atualizados por virtude da despolarização da moeda, num foral datado em Castelo Branco aos 22 dias do mês de setembro de 1495 e outorgado por D. Pedro de Sousa e pelas testemunhas João Serrão e Pedro Vilela Vasco Magro. O Rei D. Manuel I visitou Castelo Branco em 1510 e concedeu-lhe um novo foral, datado em Santarém, no dia 1 de Junho daquele ano.
- A vila achava-se então em fraco progresso, porquanto se nos depararam, ainda hoje, numerosas construções que apresentam características arquitetónicas do século
 XVI.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...