quinta-feira, dezembro 10, 2020

PÉROLAS DA NOSSA ZONA HISTÓRICA

UMA PEQUENA CASA
NA
RUA TENENTE VALADIM.

Ontem ao passar à porta desta casa na rua Tenente Valadim, não pude deixar de captar estas duas imagens, pois  a altura do portado (cerca de metro e meio de altura), não pode deixar de nos interrogar sobre a razão dessa altura. 

Qual terá sido o motivo de terem colocado um portado tão baixo nesta casa?


SERÁ QUE ALGUÉM É CAPAZ DE RESPONDER À MINHA PERGUNTA?

O ALBICASTRENSE

6 comentários:

  1. Sónia Pisco
    Possivelmente o nível da rua seria mais baixo na altura da construção.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    É evidente que foi isso que aconteceu. Quando o piso foi nivelado e calcetado com paralelepípedos, o nível da Rua subiu. Durante muitos anos serviu de armazém da drogaria “José Barata Roxo”, que era na Rua do Pina.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Boavida.
      Se a justificação tem a ver com o arranjo da rua, então todas as outras casas teriam o mesmo problema, o que não acontece, pois este portado é o único no local com este altura. Claro que a rua antigamente estaria mais baixa, mas, não será (no meu entender) esta a justificação para a pequeneza do portado.

      Eliminar
  3. Cesaltina Ranhel
    Joaquim Lalanda Roseiro Boavida, também penso assim.
    Até porque aqui aconteceu semelhante... com o alcatroar da rua,com o abrir valas para saneamento,com os sucessivos tapa buracos, hoje,tenho a rua ao nível da pedra da porta.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, acho que não tem a ver com a Rua. Ao verificarmos a foto, notamos que a fresta ao lado, está práticamente em linha reta com o "Barrote" da porta, o que é totalmente anormal, basta olharmos para os outros prédios. Possivelmente existiram obras no interior da casa, e houve interesse em dar mais altura ao 1º. Andar, obrigando a que o R/C ficasse mais baixo.
    Tudo isto, porque concerteza não foi permitido ao proprietário, alterar o seu aspeto exterior, isto é:- Dando mais altura ao edificio, para não ficar desenquadrado com o prédio do lado. Seria essa a razão!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Sousa.
    Vou passar pelo local e tentar saber mais sobre esta casa.
    Depois vou colocar aqui o que souber.
    Abraço

    ResponderEliminar

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

Recuperar e pintar antigas imagens da terra albicastrense, dá-me uma enorme satisfação.  Quando “apanho” uma antiga imagem da terra albicast...