terça-feira, dezembro 29, 2020

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

JOAQUIM AUGUSTO DE 

SOUSA REFÓIS 

Nasceu em Cadaixo, Miranda do Corvo, em 11 de Abril de 1853 e foi assassinado em Coimbra em 1905.
 Doutorou-se na Universidade de Coimbra em 1879 depois de ter cursado, sempre com honrosas distinções, as faculdades de Matemática, Filosofia e Medicina, optando por esta última área para a sua carreira profissional. Regeu o curso livre de Clínica Oftálmica (o primeiro a ser criado sobre esta especialidade) em 1890-1892 e um curso suplementar de Clínica Cirúrgica em 1892. Lente Catedrático da Universidade, dedicou-se a obras do bem comunitário, tendo sido provedor e médico da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e dinamizador de outras instituições citadinas. Dotado de qualidades de grande investigador, deixou bem vincada a sua personalidade e a sua cultura nas obras que criou.
A sua morte trágica, resultado de um ato tresloucado de um seu discípulo deficiente mental, veio interromper uma carreira notável. 
  

BAIRRO DO CANSADO

"HISTÓRIAS DO BAIRRO DO MEU  CORAÇÃO”.

Percorri ontem o Bairro do meu coração, sitio onde cresci e me fiz homem, local onde os meus pais viveram grande parte das suas vidas e ali morreram. Saí do Bairro da Cansado, quando o meu filho nasceu para ir morar para outra parte da cidade, pois a casa dos meus pais era demasiada pequena para suportar o novo rebento. 
Todavia, independentemente do carinho que tenho pelo Bairro do Valongo, local onde moro à cerca de 35 anos, o Bairro do Cansado será sempre o Bairro do meu coração, local onde vou regularmente, pois tenho por ali alguma família. 
Ontem ao passar na  Rua Médico Sousa Refóis,  rua que percorri milhares e milhares de vezes na minha infância, dei comigo a olhar para a placa toponímica que existe na rua e a dizer a mim próprio: “ A rua da Perna de Porco, cujo o verdadeiro nome é; Médico Sousa Refòis".
A história conta-se em poucas palavras: Nos anos cinquenta a pobreza era uma dura realidade na terra albicastrense. A essa pobreza, acrescia o facto de muitas das famílias mais pobres terem muitos filhos, conjuntura que levava a que muitas dessas famílias não conseguissem dar aos filhos uma alimentação capaz. 
Tal situação levava a que muitas das crianças, andassem pelas ruas do Bairro a pedir. Certo dia, algumas dessas crianças (entre as quais estava eu), bateram à porta duma casa situada na rua Médico Sousa Refóis e pedem à senhora que ali morava algo para comer, a senhora diz-nos para esperarmos um pouco, e apôs alguns instantes, regressa com uma enorme perna de porco para dar nos dar.
Eu nem vos conto! Aquilo foi uma farra que nos encheu a barriga e nos pôs a chorar por mais. A partir desse dia e em homenagem à essa senhora, a rua começou a ser designada pela malta, como a rua da Perna de Porco. Nome que ainda hoje é recordado pelos moradores mais velhos do Bairro do meu coração. Prometo contar aqui outras histórias vividas no Bairro do Cansado, assim, como dar a conhecer  albicastrenses que por lá viveram no passado.
O ALBICASTRENSE

17 comentários:

  1. Álvaro Barreiros
    Nasceu lá o meu primo Adelino e eu lembro-me.
    (Comentário feiro no faceboojk).

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Baptista
    É nessa rua que tenho a minha casa e que numa das placas identificadora da rua consta Refóios e noutra consta Refóis. Coisas da ignorância Portuguesa.
    (Comentário feiro no faceboojk).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alvaro Reis
      Joaquim Baptista efectivamente sempre conheci a rua por "Refoios".
      (Comentário feiro no faceboojk).

      Eliminar
    2. Joaquim Baptista
      Álvaro Reis Boa tarde. A placa de Refóis é que está errada.
      (Comentário feiro no facebook).

      Eliminar
    3. Alvaro Reis
      Joaquim Baptista, bem, mas se o elemento da comissão de toponímia diz que isso não tem importância... (será que está gente é paga?)
      (Comentário feiro no facebook).

      Eliminar
    4. Joaquim Baptista
      Já falei com conhecidos na Comissão, dois meus amigos, não ligaram ao assunto já que a Comissão não reúne há anos. Não são gratificados, pois dependem da autarquia e está está-se nas tintas para a Comissão e para todo o resto.
      (Comentário feiro no facebook).

      Eliminar
    5. Alvaro Reis
      Joaquim Baptista e no entanto a toponímia é uma das memórias mais importantes das localidades.
      (Comentário feiro no facebook).

      Eliminar
  3. Manuel Fevereiro
    Passei também muitas vezes na Rua Sousa Refois, Também cresci no Bairro do Cansado, onde andei na Escola e trabalhei nesse Bairro, Vi a construção das sua Ruas. João Velho, Guilhermino de Barros, Sousa Refois , Matadouro, Padre Américo. Tambem a Rua que é paralela à Sousa Refois , que começa por detrás da Igreja de S. José Operário até à Rua do Matadouro, onde foram construídas casas para os desalojados do Tufão de 6 de Novembro 1954, e outras de renda baixa ,que foram inauguradas pelo então Presidente da República Américo Tomaz , mas que não me lembro o nome. Durante a construção desta rua faleceu um colega da Escola Primária vítima de explosão que ele próprio causou, por desleixo de deixarem os explosivos ao Deus dará. também não me lembro do nome da Rua que sobe da Rua de Nª Sª de Mércules até à Rua Sousa Refois, onde existiu o Miradouro do Cansado.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose Afonso Ribeiro Almeida
      Rua padre Manuel Crespo.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
    2. Amigo Manuel Fevereiro.
      Muito bem-haja pelo seu comentário.
      Um grande abraço e que o ano de 2021 lhe traga coisas boas.

      Eliminar
  4. Gina Naré
    Também morei no Cansado ( rua Guilhermina de Barros) e que Saudades eu tenho ...!
    Obrigada ! Recordar é viver 👍
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel Fevereiro
      Gina Naré
      Eu lembro de há mais ou menos 60 anos, de uma moça de nome Gina que era estudante e que morava, um pouco acima de frente para a Mercearia Lucas, nº 5 ou 7 julgo. Será a Senhora?
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
    2. Gina Naré
      Manuel Fevereiro sou eu sim!
      Saí de Castelo Branco nessa altura sim !
      Obrigada e uma boa noite . 😀😀
      (Comentário feito no facebook).

      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
  5. José Maria Afonso
    Morei muito tempo na Rua Guilhermino de Barros e nunca ouvi chamar à Rua Médico Sousa Refoios"Perna de Porco".
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Afonso.
      O nome de Perna de Porco, era apenas utilizado pelos miúdos e nunca como o nome oficial da rua.
      Abraço

      Eliminar
    2. José Maria Afonso
      Mas alguma razão há-de haver, a rua até é direita, à Humberto Delgado chamávamos rua da banana mas por causa do traçado.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
  6. Anónimo20:49

    Eu conheci e trabalhei com um famoso cardiologista em Coimbra e Tenente Coronel médico Dr Sousa Refoios na década de 80 mas já falecido.
    .

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...