sábado, dezembro 05, 2020

AS  SEIS  MAGNIFICAS 
DA 
TERRA  ALBICASTRENSE

As chaminés das antigas fábricas integradas no urbanismo das cidades, são um elemento decorativo e um património histórico a preservar. 
Como todos sabemos, as chaminés serviam para libertar os fumos das caldeiras nas fábricas, fábricas que pouco a pouco foram expirando deixando estas chaminés ao Deus dará.

As seis chaminés aqui expostas, fazem parte do espaço público da terra albicastrense. 

Chaminés que deixaram de ter uso industrial e passaram a ser vistas por alguns, como espantalhos que dia menos dia são para mandar abaixo ou deixar cair, mas para outros (entre os quais está este albicastrense), como um património que a todos nós, compete defender e proteger. 

Na terra albicastrense existem ainda duas chaminés cujo futuro temos que estar atentos e vigilantes, pois, não podemos permitir a sua destruição quando da recuperação do espaço onde estão inseridas. Estão neste caso, a antiga chaminé da Polida e a que se encontra ao lado das chaminés da Metalúrgica. Existe ainda a da  antiga fábrica da Centauro,  que neste momento parece estar protegida.

                                                           O ALBICASTRENSE

4 comentários:

  1. Alvaro Reis
    Acabará por ficar (?) uma imagem daquilo que Castelo Branco nunca foi: uma cidade industrial.
    (Comentário eito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guardar memorias é não deixar morrer a nossa história, pois se assim não for, seremos apenas mais um entre muitos outros. A nossa identidade cultural passa por protegermos o pouco que existe para proteger, pois no passado ninguém se preocupou com isso.
      Abraço

      Eliminar
    2. Álvaro Reis
      António Veríssimo Bispo, sem dúvida, mas não se pode re-escrever a história.

      Eliminar
  2. Joaquim Baptista
    A pouca indústria que havia acabaram ccom ela. A Auto Mecâmica da Beira que fazia, entre outras peças ,os teares para os texteis e Metalúrgica peças pessadas. Da história da Auto Mecânica constou na altura que a gestão foi incompetente e que mãos largas em gastos ao estrangeiro para promoção deram no resultado que se viu e ao não acompanhamento do progresso que entretanto surgia na metalo-mecânica. Sobre a metalurgica não sei nada.
    (Comentário eito no facebook).

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...