sexta-feira, agosto 13, 2021

ALBICASTRENSES DO PASSADO

JOÃO DA MOTA E SILVA
(Cardeal da Mota)

(156 ANOS DEPOIS...)

No dia 14 de Agosto de 1865, nasceu na vila de Castelo Branco, numa casa fronteira à atual Biblioteca Municipal, que hoje funciona como Arquivo Distrital, o Cardeal D. João da Mota e Silva. 
João da Mota, foi confidente íntimo amigo e grande colaborador do Rei D. João V, o” Magnifico" uma espécie de Primeiro-ministro sombra. 
Foi o Cardeal da Mota, o principal responsável pelo lançamento na política do todo-poderoso Sebastião José de Carvalho e Melo, depois conde de Oeiras, e mais tarde Marques de Pombal.
Esta vertiginosa ascensão politica, começou com a nomeação de Sebastião de Carvalho e Melo para ministro de Portugal, em Londres, por direta influencia do Cardeal da Mota. 
Que foi sugestionado para indigitar esta nomeação ao Rei, pelo Arcipreste do Patriarca de Lisboa e lente da faculdade de Cânones, de Universidade de Coimbra. Paulo de Carvalho amigo íntimo do Cardeal da Mota e tio de Sebastião José de Carvalho e Melo. 
A ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

MEMÓRIAS DO BLOGUE - LEMBRANÇAS PARA A HISTÓRIA DO BISPADO - (VIII)

DEZ ANOS DEPOIS LEMBRANÇA... “ Para a história do Bispado de Castelo Branco ” ( Continuação ) O segundo bispo, D. Vicente Ferrer da R...