quarta-feira, dezembro 08, 2021

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLVIII

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
Vem agora a sessão de 26 de Março de 1811.
Nomeação dos novos vereadores, que foram, José da Silva Castelo Branco, Francisco José de Carvalho e Fernando das Costa, e o novo procurador, que foi Fernando José de Carvalho.

Depois apareceu um ofício do médico Dr. Filipe Joaquim Henriques de Paiva a dizer que deixava o partido, certamente por lhe ter sido diminuído o ordenado. Mandou-se registar o ofício para os devidos efeitos.
Mas logo a seguir, aparece também outro ofício do Dr. João Antunes Pelejão a despedir-se também de médico do partido a que pertencia e isso punha a Camara em embaraços.

Que fez ela então? Reuniu os dois partidos num só e ficou nele o médico Pelejao como o ordenado completo “em atenção ao maior trabalho que havia de ter sendo só”. Em seguida mandou-se escrever ao cirurgião Manuel Mendes de Abreu “para recolher à cidade ou ao lugar onde se achassem as autoridades constituídas”.

Quem sabia lá para onde as autoridades constituídas podiam ver-se forçadas a mudar-se? 
As tropas de Massena ainda por ai andavam. Ainda na mesma sessão foi nomeado Manuel Ribeiro da Silva para “Depositário dos Novos Direitos”.
(Continua)
Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”.
O que acabaram de ler é uma transcrição, do
que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...