quinta-feira, dezembro 23, 2021

ENCICLOPÉDIA ALBICASTRENSE

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE.

(CASTELO BRANCO, EM TEMPOS DO REI D. JOÃO II)

O rol dos capitães da milícia tem o mérito de nos enunciar os arruamentos da antiga vila de Castelo Branco, no começo de segundo quartel do séc. XVI.  
Advinha-se o coração do burgo na Praça Velha, de que irradiavam, as ruas de Santa Maria, dos Ferreiros, dos Peleteiros, do Cavaleiro e a Rua Nova. No gaveto ou vizinhança da Praça, com a rua do Cavaleiro, ficava a estalagem. 
Para leste, havia as ruas dos Oleiros, D’ Ega e do Pé do Muro e, para oeste, a Rua de João Afonso, até à porta de S. Tiago, e a do Arressario até à Rua Pequena. 
Fora deste conjunto, ficavam a Rua do Mercado e o Arrabalde, sem esquecer o Convento de Franciscanos, que em 1526 passara à Ordem de Santo Agostinho ou da Graça e em que atualmente se encontra a Santa Casa da Misericórdia. Estas notas constam na obra do célebre genealogista albicastrense, Miguel Achioly da Fonseca, hoje em poder do seu descendente, Sr. Domingos Acciaióli de Sá Nogueira.
---------------------------------------------------
Nota: Um dos motivos que me levou a postar esta publicação, foi o querer relembrar aqui antigos nomes de ruas da nossa Zona Histórica.
Rua do Pé do Muro, Rua João Afonso, Rua Pequena, Rua da Estalagem, Rua do Cavaleiro e não como erradamente consta na placa toponímica, Rua dos Cavaleiros.
Gostaria ainda de recordar, que existem ruas cujos nomes se mantêm há mais de 500 anos. Quinhentos anos de história, quinhentos anos por onde passaram muitos antepassados meus e de muitos outros albicastrenses. 
Recolha de dados: Revista “Estudo de Castelo Branco de 1961”.
Da autoria de, Manuel Rosado de Camões de Vasconcelos
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...