Um dos últimos meias-solas
da terra albicastrense,
fechou portas.
Hoje ao entrar na Rua da Amoreirinha pelo Largo da Sé, fui tristemente surpreendido pelo encerramento da oficina do velho sapateiro, José Nunes. Segundo fui informado por pessoa que mora perto da oficina, o velho sapateiro (hoje com 88 anos), encontra-se doente e dificilmente voltará a abrir a sua oficina.
Como vão desaparecendo os sapateiros espalhados pela nossa terra, homens que ocupavam pequenos espaços, com ferramentas, materiais e os sapatos para arranjo espalhados no chão, os dedos sujos de cola, graxa, tinta, com bata ou o avental. Um dia passávamos pelo local onde durante muitos e muitos anos nos habituamos a vê-los, e anotamos que já fecharam portas.
Durante muitos anos o Sr. José Nunes foi o
meu sapateiro, homem de poucas palavras, mas sempre com um sorriso na cara. Confesso
que quando passar pelo local e olhar para a velha oficina, vou sentir muitas saudades
do sapateiro José.
Era a ele, que me dirigia sempre que necessitava de mudar saltos nos sapatos, capas nos sapatos da minha cara-metade, ou, meter os sapatos nas formas para alargarem. Espero muito sinceramente, que o “amigo meias-solas”, recupere das suas malezas e possa regressar à sua oficina.
O ALBICASTRENSE
Nazaré Marques
ResponderEliminarO meu pai passou belas manhãs á conversa com o Zé sapateiro 🤩
Nazaré Marques
ResponderEliminarTudo vai acabando, então nessa zona poucos são os que por lá habitam 🥲😢
Maria José Barata Barata
ResponderEliminarO Sr. José todos os dias ia para a sua Oficina onde se sentia bem. Infelizmente encontra se doente. Homem de valorizar.
Lídia Lopes
ResponderEliminarEu e meu Marido sempre Amigos do Sr. José. Pessoa muito educada ,bom conversador e sempre pronto para nos atender com o melhor profissionalismo .
Alvaro Barreiros
ResponderEliminarEstive lá há dois meses e achei-o impecável.