domingo, novembro 11, 2018

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DE CASTELO BRANCO

                           ENCICLOPÉDIA ALBICASTRENSE

No dia vinte e cinco de Julho de 1835, foi empossado como primeiro Governador Civil do distrito de Castelo Branco, José Neves Barbosa, que exerceu estas funções até ao dia 28 de 
Outubro de 1835. 
Os cargos de Governadores Civis foram criados por decreto de 18 de Julho de 1835, em seguimento da lei de 25 de Abril do mesmo ano e de acordo com a constituição de 1822. O cargo de governador civil deixou de existir em 2013, através de decreto-lei 114/2011.

No dia vinte e quatro de Julho 1829, foi inaugurado em Castelo Branco o passeio da devesa, conhecido durante muitos anos, por Passeio Verde.
Neste passeio existiu um primoroso coreto, onde as bandas filarmónicas tocaram, durante muitos e muitos anos. Durante a cerimónia inaugural, atuou a Orquestra do Clube Harmonia, sob a regência do maestro Urbano de Jesus Escoto.
Este coreto ficou arruinado pelo tornado que assolou Castelo Branco, no dia 6 de Novembro de 1954, o qual lhe destruiu a pesada cúpula, transformado toda a estrutura metálica, num montão de ferros retorcidos.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...