terça-feira, novembro 06, 2018

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXX

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação)
A nova vereação reuniu-se em sessão a dar posse do cargo de procurador a António de Almeida Freixedas, que prometeu “guardar em tudo o serviço de Sua Alteza e Direito as partes”, mas foi logo dizendo, para que ficasse entendido.
que em attencao a não querer comprometer os poucos bens que lhe são necessários para sustentação de sua caza em razao de se não ter pago a Terça do anno de mil oito centos e sette por andar o Concelho empenhado em huma Terça protesta o novo Procurador desde anno de mil oito centos e oito que se não incube daquela Terça passada nem doutra alguma obrigação, e responsabilidade que seja pertencente aos Procuradores que servirão nos anos antecedentes, mas sim se incube tão somente da Terça, de mil oito centos e oito”.
Tinha razão o Sr. Freixadas. Quem as fez é quem tem a obrigação de as pagar. 
Vem a seguir a sessão de 5 de Março, em que apenas se tratou da demarcação da coutada da Senhora de Mércole
A sessão seguinte realizou-se em 13 de Março.
Nessa sessão deliberou a Câmara:
Quem em consequência de huma ordem recebida do juízo da Correição em virtude de outra que dimanou da Secretaria da Real Junta do Commercio com datta de vinte e quatro de Fevereiro de mil oito centos e oito procederão a nomeação de quatro pessoas as mais inteligentes para informarem esta Camara sob  a derrama de que a mesma  está incumbida fazer sobre todos os Negociantes, Traficantes de qualquer ramo que seja assim como de todos os Fabricantes ou rendeiros  de rendas publicas ou particulares afim de que a mesma proceda na dita Derrama com igualdade, exaução para cujo fim nomearão  a Francisco Antonio Perez, José Pessoa Tavares, José Vaz da Cunha e António José da Cunha”.
Foram nomeados estas “pessoas as mais inteligentes “para a cidade e, para os lugares do termo, foram nomeados dois homens de cada lugar para procederem a igual serviço, de que deram conta em sessão de 9 de Abril. Antes, porem, de 9 de Abril, houve duas sessões, a 17 e 25 de Março.
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...