quarta-feira, novembro 21, 2018

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DE CASTELO BRANCO

No dia 27 de Novembro de 1285, estiveram em Castelo Branco, suas majestades o rei D. Dinis e sua esposa Rainha D. Isabel de Aragão.
O monarca, achando que a vila não se desenvolvia e que o casario estava deveras espartilhado pelas muralhas, com ruas muito apertadas e vielas estreitas, ordenou que se construíssem novas muralhas, a fim de haver mais espaço, para melhor se urbanizar e para se poderem abrir ruas mais amplas, onde melhor se transitasse e mais confortavelmente se mercadejasse.
Neste sentido o perímetro das muralhas, que estava a asfixiar a urbe, passou a ter o triplo do seu comprimento.
No dia 24 de Novembro de 1788, o Pré – Medicado do Porto, passou o diploma de parteira a Maria Martins, a qual foi a primeira obstetra a exercer esta atividade clínica, oficialmente em Castelo Branco.
No dia 28 de Novembro de 1883, foi criado em Castelo Branco, o corpo de Policia Civil. Foi seu primeiro Comissário, António Fevereiro que tinha como Chefe de esquadra, Rodrigues Antunes.
Recolha de dados: Jornal "Reconquista".
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...