sábado, fevereiro 27, 2021

A TERRA ALBICASTRENSE NO PASSADO

IMAGENS QUE NOS CONTAM HISTÓRIAS

A imagem número (1) desta publicação, mostra-nos um velho casarão que ainda hoje existe na Alameda do Cansado. Casa que tem ao lado uma construção inacabada, segundo consta, essa construção nunca foi terminada.
Consta aliás, que essa estrutura se destinava a ser uma prisão privada e que a mansão seria a casa do diretor. 
A imagem terá sido captada nos anos 30/40 do passado século, de um lugar que hoje designamos por rua Guilhermino de Barros. 

A casa que podemos ver à direita da mesma imagem ainda hoje lá se encontra, embora tenha agora apenas dois elementos (foto 2) e não três como tinha no passado. 

Na minha visita à Fabrica da Criatividade (foto 3), tive a oportunidade de conhecer o edifício, local onde captei imagens das arcadas que se encontram no seu interior (foto 4). Arcadas que podem igualmente ser observadas na imagem número (1).
Na mesma visita foi-me mostrado uma planta do presumido edifício primitivo, planta onde estão assinalados quatro torrões, elementos que fariam parte da antiga construção, o espaço entre os torrões seria destinado aos presos. 

Sendo a imagem número um dos anos 30/40 do passado século, podemos especular que a construção da possível cadeia privada, teria começado muitos anos antes, pois vê-se na imagem que aquilo estava ao abandono e em decadência.

Confesso que gostaria de saber mais sobre esta antiga e nunca acabada construção e sobre a razão da mesma não ter sido terminada, todavia, não será fácil encontrar dados sobre tal. Quando a pandemia abrandar e se puder consultar os arquivos camarários, vou tentar saber mais sobre este assunto.
O ALBICASTRENSE

6 comentários:

  1. Joaquim Baptista Dos Santos
    Ouvi em tempos que esse complexo era para ser uma prisão. Política, possivelmente.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será!
      tendo em conta que o inicio da construção terá começado no inicio do século XX, sempre se pode pensar na implantação da republica e nas consequenciais do derrube da monarquia.

      Eliminar
    2. Castelo Branco
      Chegou a ser a prisão.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    3. António Veríssimo Bispo
      Não, pois ela nunca foi terminada.

      Eliminar
    4. Castelo Branco
      António Veríssimo Bispo foi construída, para substituir a prisão da Praça Velha, que viria a ser biblioteca.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    5. António Veríssimo Bispo
      Talvez faça sentido o que diz, todavia, parece-me que o projeto ficou a meio, pois ela nunca foi terminada.

      Eliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...