domingo, fevereiro 07, 2021

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

QUEM FOI O PROFESSOR BOIADAS?

Nas voltas e voltinhas que tenho dado pelo meu bairro, tenho tido a curiosidade de olhar para as placas toponímicas das ruas. 
Umas amparam nomes de pessoas de quem ouvi falar na terra albicastrense, outras, de pessoas que não faço a mínima ideia de quem foram essas pessoas. Contudo, existem ainda outras, cujos nomes das pessoas que constam nas placas me dizem algo, mas, que agitando e sacudindo nos meus velhos neurónios, nada de nada sai sobre essas pessoas.

Está neste caso a Rua, Professor Joaquim dos Santos Boiadas. 
O nome é-me familiar, mas, não consigo lembrar-me de quem se trata, assim como não consegui encontrar na Internet dados sobre o homem. Por isso, lanço aqui um desafio aos meus amigos albicastrenses: vamos lá fazer esta publicação em conjunto, ou seja, cada um de nós deixa aqui o que sabe sobre este homem e depois eu faço a publicação final.
                   (PS. Fico a aguardar pela pela vossa colaboração).
O ALBICASTRENSE

24 comentários:

  1. Chico Leitao
    O professor Boiadas morava na rua do Castelo quase em frente á casa das meninas foi professor na escola do castelo aonde eu também Andei boa tarde.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Veríssimo Bispo
      Já temos algo.
      Abraço

      Eliminar
  2. Joaquim Baptista Dos Santos
    Foi meu professor da 4ª classe. Era muito exigente e tinha fama de ser mau. Morava na rua do Arresario e cometeu a proeza de mandar fechar uma rua que unia a rua do arressario e do mercado, pois as pessoas quando lá passavam faziam barulho. Depois do 25 de Abril a rua voltou a abrir. Com toda a sinceridade não compreendo como foram dar uma rua a uma pessoa destas, assim como não compreendo o porque de uma rua ao velho Semedo, alias a rua mais comprida da cidade. A comissão de toponímia está doida......só pode!
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baptista.
      Bem-haja por este dados.
      Quanto ao que dizes, vamos aguardar por outros comentários . Abraço deste teu amigo.

      Eliminar
  3. Álvaro Barreiros
    Ora porra, falamos tanto do professor Boiadas e nem sabia que tinha rua...
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alvaro Barreiros
      António Veríssimo Bispo há por aí muita malta que andou na escola do castelo.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
  4. Helio Lemos
    O professor Joaquim Boiadas ensinou muito burro a ser homem...e se deram o seu nome a uma rua da cidade, é porque deixou obra feita e reconhecida....os ingratos que o tiveram como professor continuarão a ter estas atitudes de cabeças de burro....mal agradecidos e sem memória....do mal o menos, o Joaquim Batista ainda conseguiu aprender a escrever com o professor Joaquim Boiadas .....para agora o injuriar.....há cada burro ao cima da terra... O professor tentou ensinar crianças a serem homens...mas muitos só cresceram em ingratidão e estupidez
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Hélio.
      Não vale insultar quem tem opinião diferente da nossa.
      Quanto ao Joaquim Baptista ser burro, deixe que lhe diga que é das pessoas mais inteligentes que eu conheço. A melhor forma de elogiar-mos alguém é realçando o que de bom fez na nossa preservativa, e não atirando pedras a quem pensa diferente de nós.
      Abraço

      Eliminar
    2. Antonio Ribeiro
      Também foi meu professor na escola do castelo. Só a sua presença e imponência fisica metia respeito, quanto mais o seu temperamento autoritário. Naquele tempo os alunos e os pais destes nem piavam o professor tinha autoridade e todos lhe guardavam muito respeito, coisa que infelizmente não acontece hoje. Concordo plenamente que este senhor apesar de todas as vicissitudes contribuiu para formar muitos Albicastrenses como eu. Confesso que desconhecia que havia uma rua com o seu nome.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
    3. Joaquim Baptista Dos Santos
      Para que conste que não injuriei ninguém, apenas coloquei factos e contra esses não há argumentos a não ser mesmo o insulto gratuito.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
    4. Helio Lemos
      Parece que a ingratidão tem de ser premiada . Também fui aluno do Sr professor Joaquim Boiadas... Deu-me muitas vezes o lanche em sua casa....nunca me bateu...e ajudava muitos alunos que não podiam comprar os livros....ele mesmo os oferecia .... A cantina escolar, creio que foi obra sua, onde muitos alunos gratuitamente
      matavam a fome ao meio dia... É isto que devemos enaltecer.
      Mandou fechar uma rua?..pertencia ao regime?....nada disso eu sei......mas sei que foi um grande professor...a quem muitos ilustres da nossa praça devem tanto do seu saber...
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
    5. Hélio
      As cantinas escolares foram obra do Estado Novo.
      Quanto ao resto é a sua opinião sobre ele, opinião que muito respeito, mas que não lhe dá o direito de chamar burro a ninguém. Eu também comi nessa cantina, pois sou filho de gente que sofreu muita fome nesse tempo.

      Eliminar
    6. Helio Lemos
      E essa do .. velho Semedo?! Não é ofensa...?! Às vezes nas entrelinhas podemos ver alguma raiva que alguns sentem por se sentirem menores em relação àqueles a quem tentam denegrir....mas vão ser sempre menores.
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
  5. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    Conheci o Senhor Prof. Boiadas e o irmão ainda antes da década de 60. Morava na Rua do Arressário. Foi professor na Escola do Castelo. Em Novembro de 1963 adoeceu e a Diecção Escolar chamou-me para o substituir durante dois meses.
    Além de interessado professor e orgulhoso dos resultados que obtinha foi Director da Cantina Escolar que funcionava na Rua do Arco do Bispo.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Boavida.
      Bem-haja pelos dados aqui colocados.
      Eu na década de 60, ia muitas vezes a essa cantina comer.
      Abraço

      Eliminar
  6. Luis Rodrigues
    Não sei se merece a honra...Era mau como as cobras, e baseava toda a pedagogia na palmatória e noutros castigos físicos e psicológicos.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive um professor que também partilhava essa "pedagogia".
      Abraço

      Eliminar
  7. INFORMAÇÃO:
    Cada uma das pessoas que conheceu o Professor Boiadas terá a sua opinião sobre ele, coisa que em meu entender é altamente positiva, pois as unanimidades a mim assustam-me e metem-me dedo, e por aqui me fico sobre este assunto.
    O que eu gostaria de saber é; quem foi o Professor Boiadas, quando nasceu, quando morreu e que fez ele como ser humano, para merecer uma placa toponímica com o seu nome.
    Já temos alguns dados, contudo, penso que haverá gente que podem acrescentar mais dados.
    Bem-haja a todos.

    ResponderEliminar
  8. António Gomes
    foi meu professor batia bem com a régua levei muitas na escola do castelo, Morou na rua do Arressário
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição André
      António Gomes não foi meu professor .. mas tb levei mts reguadas na escola do castelo 😁
      (Comentário feito no facebook).

      Eliminar
  9. Cristiano Barata
    Um bom homem que não se ria muito. Fazia uso moderado da régua - também provei... Foi o único professor que tive na escola primária (Escola do Castelo).
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  10. Manuel Fevereiro
    Lembro-me do Professor Boaiadas, como professor na Escola do Cansado, era então também lá professor o Professor João Nunes, que foi meu professor. Quando saiu para a Escola do Castelo, e morava na Rua do Arressário, foi subsistido pela Professora D. Ana Eanes ( Patolas) que morava na Rua João Velho frente da Escola do Cansado, casada com um Senhor que trabalhava nas Finanças e irmã do nosso 1º Presidente da Republica , eleito pelo após 1974.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  11. Manuel Arcos
    Foi meu professor da quarta classe no ano de 1953/54 onde terminei a escolaridade obrigatória na Escola do Castelo. Também na mesma Escola fiz a terceira classe com o professor Hormigo. Posso dizer que só tenho a dizer bem de ambos. Felizmente nunca provei a menina dos cinco olhos. Já agora aproveito para dizer que tive como professor da primeira e segunda classe o professor Salvado na escola da Horta d'Alva. Quanto a reguadas, rien....
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...