sábado, fevereiro 13, 2021

CUMPRIR O QUE FOI PROMETIDO


UM LONGO TEMPO DE ESPERA

Hoje ao passar ao lado da nova superfície comercial (situada perto da estação), e ao olhar para a centenária chaminé que insiste em manter-se pé, contrariando vozes de que dia menos dia ela vinha abaixo, dei comigo a lembrar-me do email que recebi em Setembro do passado ano, da empresa Sonae MG.
Email que pode ser lido a seguir.

 Olá António. (21 de Setembro de 2020).
Informamos que a chaminé centenária irá ser restaurada. A Sonae MC rege-se por um forte compromisso de sustentabilidade ambiental, no entanto, graças à presença de um ninho de cegonhas na chaminé do terreno do novo Continente Bom Dia Castelo Branco, decidimos aguardar que as cegonhas abandonem o ninho, previsivelmente a partir de Setembro, para podermos reabilitar a chaminé que se encontra em risco de colapsar. 
O plano será restaurar a chaminé, para que as cegonhas possam manter o seu lar quando regressarem. Estamos a acompanhar o processo, para garantir que todos os procedimentos decorrem dentro da legalidade e protegem a biodiversidade do local. Agradecemos a sua preocupação e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. 
Obrigado!
------------------------------------------------------------
Quando recebi o email confesso que fiquei de papo cheio, pois finalmente alguém assumia a vontade da fazer algo pela nossa centenária chaminé. Durante quatro messes fiquei no meu cantinho esperando pelo início das obras, todavia, hoje ao passar por lá e olhando para a apatia reinante no local, disse para mim mesmo, que era necessário fazer algo para que o início das obras de recuperação da chaminé seja uma realidade.
Eu acredito que a empresa que a prometeu recuperar não vai voltar atrás, uma vez que se trata de uma empresa responsável. Todavia, este longo tempo de espera, tempo em que a única coisa que foi feita foi tirar o ninho, para depois as Cegonhas o voltarem a fazer, faz-me a voltar a um assunto que eu pensava estar resolvido.
A empresa termina o seu email dizendo o seguinte: “Agradecemos a sua preocupação e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional”. 
Perante tal afirmação, só resta aos albicastrenses lutarem pelo cumprimento do que foi escrito, ou seja, que a empresa de uma vez por todas comece a recuperação da nossa lindinha.
 Sei que existem albicastrenses que não se revêem nesta contenda, afirmando alguns deles, que se trata de uma chaminé sem qualquer importância.
A esses eu gostaria de dizer o seguinte: esta é uma contenda de todos nós, e não de meia dúzia de “chanfrardes” que nada mais tem que fazer. Deixarmos que uma empresa que se comprometeu a recupera-la, mas, que parece estar à espera que ela caia, para depois vir a público lavar as mãos, afirmando que estava só à espera do bom tempo para o fazer, pode tornar-nos cúmplices de tal estratégia.
Recuperar esta chaminé, é dizer a todos aqueles que nos vão suceder na terra albicastrense, que ali existiu no passado uma fábrica que era o sustento de grande parte dos habitantes de Castelo Branco. Manter no local esta nossa pérola, é garantir às gerações futuras, um pedaço de história do local e da terra albicastrense.
No seguimento do que acabei de dizer, torna-se necessário fazer algo para que de uma vez por todas a sua recuperação seja uma realidade. Por isso, peço aos albicastrenses que partilhem esta publicação, pois só com muita pressão e barulho à volta deste assunto, as obras irão avançar. Podendo ainda colocar no site da empresa, “Sonae MG”, uma mensagem perguntando para quando o inicio da obra. 
Será que estou a pedir muito! Penso que não, pois a terra albicastrense
 é merecedora de todo o nosso apoio.
O ALBICASTRENSE

4 comentários:

  1. O tempo não tem ajudado para obras a céu aberto, no entanto o bom tempo chegará e aí sim espera-se que a obra seja iniciada. Já há projecto ? Se sim, aguarda-se que a obra começe em breve; se não há projecto já devia estar em planeamento e se não há ainda o planeamento é altura de o fazer e para se cumprir a promessa feita sobre a execução da obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Baptista.
      Confesso que este deixa andar pode não ser bom sinal, pois durante as obras ouve mexias no local que podem ter fragilizado a nossa chaminé. Quem por ali passa facilmente se apercebe dessa realidade, por isso tornasse urgente o início das obras.
      Abraço deste seu amigo.

      Eliminar
  2. Quem vai reconstruir e pagar é os contribuintes autarquicos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado amigo Garrido!
      Quem vai pagar esta recuperação é a empresa Sonae MG.
      Mas em meu entender deveria ser a nossa autarquia.
      Abraço

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...