quinta-feira, fevereiro 25, 2021

FABRICA DA CRIATIVIDADE

 "CENTRO ONDE A CULTURA SE CRIA E FLUI".

Muitas são as vezes que falamos de coisas das quais temos pouco ou nenhum conhecimento. Quando da abertura da Fabrica da Criatividade, postei aqui uma publicação elogiando o projeto e dando-o a conhecer aos albicastrenses menos atentos. 

Todavia, reconheço que pouco sabia verdadeiramente dos objetivos pretendidos para este, “centro onde a cultura se cria e flui”.

Fui convidado recentemente a visitar a Fabrica da Criatividade, visita em que tive o privilégio de ter como guia, alguém que me explicou Tim Tim por Tim Tim, o que é a Fabrica da Criatividade e os seus propósitos. Embora tivesse Já alguns conhecimentos sobre o que era este espaço (ou ambiciona ser), confesso que vim de lá completamente babado, pois a realidade superou as minhas melhores expetativas.
A quem me guiou nessa visita, este albicastrense agradece a gentileza e o carinho demonstrado. Maís que as minhas palavras, aqui ficam as palavras dos responsáveis sobre esta fantástica ideia raptadas do sit. da nossa autarquia.
FÁBRICA DA CRIATIVIDADE
Descrição
Este equipamento pode ser considerado como um dos espaços com maior diversidade de produção cultural ao nível nacional, fazendo com que uma antiga fábrica de confeção têxtil renasça como Fábrica da Criatividade.
A Fábrica da Criatividade é mais do que um centro onde a cultura se cria e flui, é uma aposta da autarquia de Castelo Branco no dinamismo económico da região e na criação de infraestruturas capazes de albergar projetos empreendedores na área das indústrias criativas e desta forma, ser uma cidade amiga dos artistas ao mesmo tempo que incentiva a criação de postos de trabalho.
A Fábrica da Criatividade será um equipamento onde diferentes agentes, das áreas artísticas e performativas, teatro, dança, música, cinema, vídeo e televisão, design, artes gráficas; fotografia, arquitetura, se cruzam e colaboram, partilhando ideias, criatividade e recursos num mesmo espaço físico, flexível e multidisciplinar e onde poderão usufruir de um conjunto de oficinas/ateliers, serviços e gabinetes com áreas individualizadas, permitindo-lhes desta forma a inserção num ambiente adequado e com as condições técnicas necessárias, convertendo-se num ponto de encontro de profissionais, criadores e público.
Pretende também estabelecer um caráter de complementaridade com outras instituições, como a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Centro de Empresas inovadoras bem como outros equipamentos culturais e académicos quer da cidade quer da região, apresentando-se, também, como um projeto preponderante para a fixação de quadros qualificados e uma solução para os que, assim, procuram uma oportunidade para desenvolverem as suas atividades na região e aqui se fixarem.

Principais objetivos
- Fomentar o aparecimento de novos projetos nas áreas das indústrias criativas e inovadoras, de modo a que estes se tornem geradores de desenvolvimento nas vertentes culturais e artísticas, económicas e tecnológicas;
- Captação de talento;
- Promoção do empreendedorismo e espírito de iniciativa com impacto significativo na área do município, mas também na coesão e competitividade regional, despertando o interesse pela cultura e cidadania;
Especificações
- Área total de 2.500 metros quadrados;
- Auditório com capacidade de 150 lugares;
- Oficinas/ateliers; (madeiras; metais; cerâmica; gessos; plásticos; serigrafia; gravura; têxtil; fotografia; vídeo; arte digital)
- 2 salas de coworking;
- 2 Black Box;
- 7 gabinetes;
- 1 sala de conferências;
- 1 biblioteca;
- 1 sala de exposições;
- 1 sala de reuniões;
                                                        O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...