quinta-feira, julho 01, 2021

CINE-TEATRO AVENIDA

 UMA INSTITUIÇÃO QUE MUITO ORGULHA OS ALBICASTRENSES.

     Jornal "Beira Baixa"   
 (2 de Outubro de 1954)
 
Acontecimento feliz.
É hoje inaugurado em Castelo Branco o Cine Teatro Avenida.

“É hoje inaugurado com a solenidade requerida o Cine Teatro Avenida de Castelo Branco. Grande realização que por si mesmo se impõe à admiração de todos naquele esplêndido e gracioso edifício que se levanta imponente no gavêto principal da nova Avenida Marechal Carmona, os seus efeitos como a sua história dão relevo especial a esta época de notável progresso que se vive em Castelo Branco.
Não se furtou a Empresa a sacrifícios de vária ordem para dotar a nossa cidade de melhoramento tão relevante.
Alguns dos seus componentes, e destacamos justamente o nome e a pessoa de Tomás Mendes da Silva Pinto, puseram nesta obra que podemos classificar de grandiosa, todo o seu entusiasmo, toda a sus sensibilidade bairrista e todas as suas qualidades de inteligência e empreendimento.
Nela se amalgamaram dignamente o capital, a arte de bem projectar e construir e o amor à Terra que é esta cidade a que todos queremos devotadamente. Que o exemplo, alto e grandioso, se imponha e frutifique.
 E que a cidade saiba sempre, corresponder-lhe com bondade e justiça. “Os responsáveis pelo jornal "Beira Baixa” desejam sinceramente à empresa do Cine Teatro Avenida, as maiores prosperidades.
Alguns apontamentos:
Esta importante obra custou cerca de 7 mil contos; o projeto é da autoria dos Arquitetos Raul César Caldeira e Albertino Galvão Roxo; a obra de estacaria sobre a qual se montou com solidez e estabilidade necessárias, o imponente edifício, foi feito pelo Sr. Teixeira Duarte e aquele pela “Construtora Abrantina”; a instalação elétrica é do Eng. Marques Sequeira: o mobiliário e decorações são da fábrica de Manuel de Sousa, dos arredores do Porto, a aparelhagem de cinema é da Philips Portuguesa; os cristais são todos de fabrico nacional.
Nos três primeiros dias da inauguração exibe-se a Companhia de Teatro Nacional – Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro – com a peças Prémio Nobel”, “Essa mulher” e “O leque de Lady Windermere”, seguindo-se um Baile nos vastos salões do primoroso edifício. A inauguração do Cine Teatro Avenida é, por todos os títulos, um grande acontecimento em Castelo Branco e despertará, por certo, o melhor interesse das populações da região. 
Recolha de dados: Blog, “Memoria recente e antiga”.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...