quarta-feira, julho 14, 2021

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLV

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. 
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação) 
Vem agora a sessão de 18 de Outubro de 1810.
"Nomearam-se os cobradores para Décima, e contribuição de defesa desta cidade, e seu Termo” e o juiz dos barbeiros e mais nada.
A sessão seguinte, realizou-se em 20 de Outubro  do mesmo ano.
O que se passou conta-o o nosso Vaz Touro assim;
Nesta nomeação para depositário de todos os móveis desta feitoria pertencentes a Real Fazenda a João Jacinto Pereira, em virtude de hum ofício do feitor das munições de boca para o Exercito, e mandarão fosse notificado para tomar posse de tudo pena de procedimento. 
“E não houve vagar, para mais nada”.
E na sessão seguinte, que se realiza em 28 do mesmo mês,
Também só houve vagar para mandar coutar os alqueives a partir do dia 30.
Sessão seguinte em 3 de Novembro.
A respectiva acta reza assim:
Em cumprimento de hum oficio do Juiz da Correção desta Cidade pelo qual se exige que a Câmara nomeei hum depositário idóneo para interinamente receber algum dinheiros pertencentes a Real Fazenda por se ter o Recebedor Geral retirado com o Cofre geral  na forma das Reais Ordens em quanto se não recolher o dito recebedor geral, nomearão a António da Silva e mandarão fosse avisado para que desde hoje por diante ficasse interino. A Retirada do recebedor geral com o cofre, para que não corresse riscos o dinheiro pertencente à Real Fazenda. Dentro das linhas de Torres Vedras estava um pouco mais seguro. Para o que fosse recebendo, que pouco seria em quanto os Franceses por cá andassem, bastava um recebedor interino. 
Para fazer uma ideia da desordem em que andava tudo pelos fins do ano de 1810 e princípios de 1811 por motivo de terceira invasão francês em Portugal, basta reparar para isto, que no seu pouco diz muito. 
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”; O que acabaram de ler é uma transcrição, do que foi publicado na época. 
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...