segunda-feira, abril 06, 2020

SENHORA DE MÉRCOLES -

A SUA HISTÓRIA 

No ano em que um manhoso vírus  nos impede de realizar a habitual romaria da Senhora de Mércoles, deixo aqui aos visitantes albicastrenses deste blogue, um excelente trabalho sobre a Romaria de Nossa Senhora de Mércoles. 
Trabalho da autoria de José Ribeiro Cardoso, publicado no seu livro; “Castelo Branco e o Seu Alfoz”, em 1953.
Não querendo ferir sensibilidades de quem quer que seja, eu atrevia-me a dizer, que tirando a procissão em honra de Senhora de Mércoles, tudo o resta deixa-me triste e saudoso da romaria dos meus tempos de juventude.
Tempos, em que não se ia para esta romaria para comprar cuecas, meias, sapatos e muitas outras inutilidades, mas antes, para assistir à procissão e para as famílias conviverem á sombra das azinheiras.
Convivência que tinha sempre um bom prato de feijão pequeno com batatas e umas boas sardinhas, confecionadas em casa de cada um. Dirão alguns que isso faz parte do passado! Talvez… mas, confesso que transformar a romaria dos nossos avós e nossos pais numa feira rasca nos deveria envergonhar a todos.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...