segunda-feira, abril 27, 2020

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

RUAS E PRAÇAS
 DA 
TERRA ALBICASTRENSE

Recentemente ao passar por uma das ruas do meu Bairro, dei de caras com uma placa toponímica que ainda aqui não tinha publicado.

                             QUEM FOI
      ANACLETO PIRES DA SILVA MARTINS?

A 28 de Agosto de 1916, nasceu em Presa (Alcaravela) Anacleto Pires da Silva Martins, que viveu em Castelo Branco de 1956 a 1981, onde foi pároco da cidade, Arcipreste e director do jornal “Reconquista” de 1956 a 1966. 
Foi Prior de São Miguel da Sé, onde desempenhando cumulativamente com a docência em diferentes estabelecimentos de ensino. 
Por sua iniciativa foram construídas, as Igrejas de Nossa S. do Valongo e de S. Tiago. Este sacerdote dedicou grande interesse e particular atenção, aos valores arquitectónicos, arqueológicos e aos diferentes lugares históricos da nossa cidade, deixando valiosos apontamentos sobre os mesmos. 
Escreveu um notável esboço histórico da cidade de Castelo Branco (1979); portados quinhentistas de Castelo Branco (1979); breve história da freguesia e Igreja de São Miguel Arcanjo e da diocese de Castelo Branco (1980); Capítulos inéditos da história de Castelo Branco (1981).
Devido ao seu instável estado de saúde, o Cónego Anacleto foi transferido para Portalegre, onde ocupou o cargo de Vigário Geral da Dioceses de Portalegre e Castelo Branco. No início do século XXI, entendeu a autarquia albicastrense dar o seu nome a uma rua da nossa cidade (Rua situada no Bairro do Valongo).

PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias. A compilação
 é de Gil Reis e foram publicados no Jornal ”A Reconquista
O ALBICASTRENSE

12 comentários:

  1. Manuel Fevereiro
    Boa tarde SR Veríssimo., obrigado pela recordação. Mas se não me engano também foi da iniciativa do Cónego Anacleto, a construção da Igreja de S. José Operário no Cansado . o meu Bairro. ou pelo menos no tempo em que era Pároco de Castelo Branco.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que está enganado amigo Fevereiro.
      Tenho para mim que ele não teve nada a ver com a construção da igreja de S.José Operário.
      Abraço

      Eliminar
    2. Manuel Fevereiro
      Acredito mas tenho a certeza que a Igreja foi construída no tempo em que o Cónego Anacleto era o Pároco da Cidade. Eu morava próximo e via-o muita vez ir ver as obras.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    3. Maria Tereza Sousa Gomes
      O Cónego Anacleto nunca foi o Pároco de Castelo Branco, nem foi ele que mandou fazer essa Igreja.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    4. Francisco Cipriano Maria
      Tereza Sousa Gomes, então o que foi? Não percebo muito bem dessas hierarquias mas quando eu era criança ele era o vigário da sé. Muito boa pessoa, muito simples, cumprimentava toda a gente.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    5. Francisco Cipriano
      Maria Tereza Sousa Gomes, então o que foi? Não percebo muito bem dessas hierarquias mas quando eu era criança ele era o vigário da sé. Muito boa pessoa, muito simples, cumprimentava toda a gente.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    6. Francisco Cipriano Manuel Fevereiro,
      Acho que tens razão, lembro-me muito bem dele. Por aí está tudo bem? Um abraço.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    7. Maria Tereza Sousa Gomes Francisco Cipriano
      o Cónego Anacleto veio de Portalegre para Castelo Branco já que a Diocese era a mesma como nos dias de hoje, e como tal era um padre que se dedicava aos pobres e não só, muito humilde e uma pessoa boa. Na mesma altura, também estava o Padre Jorge que era
      completamente diferente.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    8. António Veríssimo Bispo
      Vou publicar hoje no blogue, uma publicação sobre a igreja de S. José Operário.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
  2. Norberto Martins
    Recordo este ilustre Senhor Cónego Anacleto. Foi meu professor nos anos 1963 (?). Não tenho palavras nem capacidade para o classificar.
    Até um dia Sr Cónego.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  3. Vitor Henriques
    Vi este bom Homem, um dia, descalço a percorrer a então av. 28 de Maio vestido com a sua sotaina. Tinha entregue os seus sapatos a um pobre junto à praça. Pessoa muito admirada e estimada na cidade.A rua é digna do seu nome.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. Que boas recordações deste senhor... Era uma pessoa muito boa e dedicada aos mais pobres.
    Há muitos anos, quando brincávamos na rua, ele passava e parava um pouco sorrindo para nós. Era o suficiente para a garotada ir até ele pedir um beijinho.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...