quarta-feira, março 26, 2025

JORNAL "A BEIRA BAIXA" 1937 / 1976

MEMÓRIAS
 DA 
TERRA ALBICASTRENSE 

1º EDICAO: 12 DE ABRIL DE 1937
DIRECTOR E EDITOR: ANTÓNIO RODRIGUES CARDOSO
ADMINISTRADOR E PROPRIETÁRIO:  JOSÉ PORTELLA FEIJÃO
EDITADO NA RUA ALFREDO KEIL 






O ALBICASTRENSE

segunda-feira, março 17, 2025

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE


RUA DOS FERREIROS

UMA RUA ONDE MORA A TRISTEZA
😡  😢  😠  😖

Percorri hoje a rua dos Ferreiros, rua onde captei as duas imagens desta publicação. Imagens cujo o céu coloquei a preto e branco como forma dar realço á escuridão instalada. 
Rua que no passado chegou a ser uma das mais movimentadas da terra albicastrense, mas, que hoje, está ao mais completo abandono. 
Ao passar hoje na rua, tive a sensação que estava dentro de um cemitério, tal é o silêncio a tristeza instalada.

 Muito se tem falado ao longo dos anos da nossa zona histórica.  
Muito foi prometido pelos vários  inquilinos que se sentaram na cadeira da autarquia albicastrense.
Porém, passamos por ruas como a rua dos Ferreiros e que vemos nós? Dezenas e dezenas de casas em ruinas, como se não bastasse essa tristeza, temos a ainda a sensação, que no futuro pouco ou nada vai mudar.
O ALBICASTRENSE

segunda-feira, março 10, 2025

HISTÓRIA DA IGREJA DE S. MIGUEL DE CASTELO BRANCO - POR ANTÓNIO ROXO


Em 1900 o jornal "Retratos da Beira", publicou o excelente trabalho que podem ler a seguir. Tenho para mim, que António Roxo bem merece que 125 anos depois possamos ler o que ele escreveu, façam o favor de ler.


O ALBICASTRENSE

sexta-feira, março 07, 2025

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE


Dos muitos nomes de pessoas que constam nas placas toponímicas da nossa cidade, este será seguramente um dos que pouco ou nada diz aos albicastrenses. Se perguntar-mos a um qualquer morador da nossa cidade, onde fica a rua, resposta será seguramente  que não sabem. A rua situa-se no Bairro do Cansado,  o nome foi-lhe atribuído por volta de 1950, quando das alterações toponímicas na nossa cidade.

QUEM FOI ANTONIO JOSÉ DE REFOIOS?

Professor provisório de Matemática no Liceu de Castelo Branco em 29.7.1879, exercendo até 1882. Regeu o curso livre de Clínica Oftálmica (o primeiro a ser criado sobre esta especialidade) em 1890-1892 e um curso suplementar de Clínica Cirúrgica em 1892. Co- fundador e redator principal da revista Movimento Médico. Médico da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e da Companhia dos Caminhos de Ferro. Sócio efetivo do Instituto de Coimbra. Faleceu vítima de um atentado efetuado em plena baixa coimbrã pelo Bacharel em Medicina Rodrigo de Barros Teixeira dos Reis, que acabou internado num manicómio. O seu filho Júlio Coutinho de Sousa Refoios foi também lente da Faculdade de Medicina.

Publicações :

Contribuiu com vários artigos para revistas científicas, sobretudo para O institutoCoimbra Médica e Medicina Contemporânea. Publicou ainda: A medicação tónica e sua interpretação fisiológica (Coimbra, 1879); Teses de medicina teórica e prática (Coimbra, 1879); Icterícia grave. Sua patogenia (Coimbra, 1880); Septicémia puerperal (Coimbra, 1882); O colégio de S. Fiel no Louriçal do Campo e o de Nossa Senhora da Conceição na Covilhã. Apontamentos sobre o jesuitismo no distrito de Castelo Branco (Coimbra, 1883); Projecto de reorganização do curso médico da Universidade de Coimbra e propostas apresentadas ao conselho da Faculdade (Coimbra, 1886); Anatomia e clínica cirúrgica - Relatório duma viagem ao estrangeiro (Coimbra, 1891); Uma página de administração do Hospital da Universidade (Coimbra, 1895).

(Recolha de dados:  Historia da Ciência UC).  

O ALBICASTRENSE

HISTÓRIA DE CASTELO BRANCO

                                   DADOS SOBRE A TERRA ALBICASTRENSE Os primeiros documentos sobre as terras de Castelo Branco datam do s...