terça-feira, março 21, 2006

EXPOSIÇAO


Brincadeiras Brinquedos e Outros Segredos
No
Museu Francisco Tavares Proença Júnior
De 17 de Março a 09 de Julho

Foi inaugurada este fim-de-semana no Museu Francisco Tavares Proença uma exposição sobre brinquedos antigos. Estive lá e gostei do que vi, pois ao ver muitos dos brinquedos ali expostos, a nostalgia apoderou-se de mim e as minhas recordações de infância fervilharam a todo o vapor.
É de realçar ainda as excelentes fotografias de crianças ali expostas. Apenas um senão, a quantidade é quase sempre inimiga daquilo que vale a pena ser exposto.
O Albicastrense

7 comentários:

  1. Anónimo15:01

    O blog O Idanhense deixou-nos definitivamente. Ficou mais pobre o pensamento livre da região. Alvo de um orquestrado conjunto de pressões, ameaças vis e atentados à dignidade pessoal e familiar do seu mentor, o arqueólogo Joaquim Batista, calou-se uma das vozes mais acutilante e objectiva dos verdadeiros problemas que afligem o nosso património cultural. O debate que sucessivos postes provocaram fizeram tremer tantas e tantas vezes, todas essas frustes e tristes certezas que formam a mediocridade técnica, política e cultural reinante em certos organismos públicos e nalgumas autarquias da Beira Baixa. Não sendo propriamente contra ninguém, O Idanhense com as suas denuncias e comentários punha, regularmente, o dedo na ferida. E é claro toda essa gente que vive e é paga com dinheiros do paupérrimo erário público não gostava. Mas não se pense que eram só aqueles que por aí vegetam do género reformados convertidos em gestores turísticos, dos srs. engenheiros das obras já feitas ou dos especialistas em patrimónios rurais. Nada disso. Até mesmo importantes lobys (o da arquitecturas, o do IPPAR) completamente instalados nessa cada vez mais dependente região se sentiam beliscados com os comentários do Blog. É também do conhecimento público que o actual executivo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova também não gostava do Idanhense. Terá sido ela a mentora da destruição deste espaço de liberdade? Esperemos que não tenha sido pois se só como hipótese tal aconteceu, é uma das situações mais grave, mesmo muito graves, a ser denunciada junto a quem de direito.
    O Idanhense foi atingido pela neo-censura emitida a partir de alguns níveis do Poder local e regional. Censura que é aa pior de todas. A silenciosa e sem rosto. Nos outros tempos havia a Pide e hoje quem são os agentes?)O Idanhense sofreu um atentado à liberdade de expressão salvaguardada e consagrada na nossa Constituição.



    O p (SIM COM P PEQUENINO)oder, ignorante e ressabiado, cega, cria e desenvolve ódios contra todos aqueles que se atrevem a duvidar. E a consciência? Meu Deus! Onde é que anda a consciência desta gente?
    Democracia? Está bem está!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:26

    Solidariedade com o Idanhense

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:21

    e onde esta o desporto de castelo branco neste blog...km sempre em c.b n esta

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:38

    cuidado, porque estao a fazer aqui acusaçoes muito graves.
    Nao quero acredtar que isto tenha acontecido. A censura ja nao existe

    ResponderEliminar
  5. Fui hoje surpreendido com a notícia do fecho do bpog do Idanhense. A ser verdade os motivos que levaram ao seu fecho, "pois custa-me a acreditar tal situaçao" gostaria de mandar ao Idanhense, (e meu amigo Joaquim Batista), um grande abraço e dizer-lhe que, as pressões, ameaças e atentados à dignidade pessoal e familiar, são normalmente as armas da cobardia, e aos cobardes responsáveis por tais atitudes, só temos um caminho a seguir:
    Combate-los ainda mais, e sempre mais, pois só assim foi possível o 25 de Abril de 74. Ao Idanhense toda a solidariedade do mundo e conta comigo para o que for necessário.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:08

    ""Bem Vindo a um Blog livre, de opiniões sobre Castelo Branco, sejam elas boas ou más. Esteja a vontade para falar. O Blog é de todos e para todos os Albicastrenses!!!""
    Este e o titulo deste blog,mas com tanta mensagem apagada, começo a pensar que pode nao ser bem assim...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Caro castraleuca
    "Bem Vindo a um Blog livre, de opiniões sobre Castelo Branco, sejam elas boas ou más. Esteja à vontade para falar. O Blog é de todos e para todos os Albicastrenses!!!
    O lema não mudou, e não digo que nunca irá mudar, porque o futuro a Deus pertence.
    Quanto as mensagens apagadas, nada diziam, apenas publicidade e brincadeiras pois nestas coisas também existem pessoas que gostam de brincar com coisas sérias.
    OAlbicastrense

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...