terça-feira, maio 07, 2013

RUA DAS OLARIAS


DUAS FORMOSAS ARCADAS
As imagens que ilustram este post, mostram-nos uma casa que a autarquia albicastrense adquiriu na rua das Olarias, casa que supostamente seria para ser recuperada e depois ser alugada. 


A referida casa tem traseira para o largo Postiguinho de Valadares, (como aliás se pode ver, noutra imagem).

As obras começaram à cerca de dois meses, contudo pararam algum tempo depois, tentei saber o motivo da paragem das obras, porém nada consegui descobrir. Todavia ao passar pelo local, não pude deixar de espreitar para o interior do que resta da velha casa, ao fazê-lo confesso que fiquei fascinado (mais uma vez), com a beleza de duas das quatro arcadas, que existem no interior desta antiga casa. 

Perante as formosas arcadas, sou levado a pensar que o motivo da paragem das obras, esteja relacionado com as arcadas que se podem ver nas imagens captadas por mim. 

Perante tal facto, confesso que estou muito curioso sobre as ideias que a autarquia albicastrense tem para o local, por isso este albicastrense só pode recomendar a quem comanda a autarquia da sua terra, que estas muito formosas arcadas, têm que ter o relevo que lhes foi abafado durante mais de um século, por isso todo o ponderação é pouca.

(PS). Imagens captadas por mim, através do vidro de uma das portas.

O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo14:25

    Caro Albicastrense,
    tanto pelo que sei, a casa está para ser reabilitada pela câmara de CB, sendo que o Rés do chão permanecerá para funções comerciais e o 1º andar para habitação. O 3º andar antes existente foi totalmente demolido pois se tratava de um acrescento à construção original. Existiam alguns nichos abertos para a muralha, os quais foram fechados, permanecendo apenas os dois em arco (visíveis na segunda fotografia que postou).
    O projeto de recuperação tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos passados meses e a primeira fase foi apresentada ao público através de uma exposição no Antigo edifício dos CTT (de Fevereiro passado).
    Desenvolve-se agora pormenorização e orçamentação do projeto, logo ainda levará algum tempo até ser implementado.
    Desculpe a invasão.

    ResponderEliminar
  2. Amigo anónimo.
    Não existe qualquer invasão da sua parte, eu agradeço a informação e vou inclusivo coloca-la como "post".
    Abraço

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...