sexta-feira, janeiro 10, 2014

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE


Após algum tempo sem ir à zona histórica de Castelo Branco, voltei lá ontem e confesso pelo que observei, que pouco a pouco a terra albicastrense vai tendo a sua zona histórica de cara lavada.
Contudo, parece que a atrapalhação em fazer certas coisas (ainda que coisas simples) por vezes dão resultados que muito deixam a desejar. Está neste caso, o painel informativo da zona histórica colocado frente à antiga biblioteca na Praça Velha, painel que quanto a mim está muito mal colocado.
Não teria sido possível colocar o painel encostado a uma parede ou a um canto da praça, em vez de o colocar frente ao velho edifício?
Contudo as falhas não se ficam por aqui: no local fui chamado à atenção por uma pessoa que por ali mora, que existe no painel uma rua com o nome de Santa Marta, em vez de Santa Maria!!!!
Depois o painel não diz a quem o consulta, o local onde a pessoa está, o que é no mínimo muito estranhíssimo!!!!
Não deveria o painel ter escrito no sitio onde está o desenho da Praça Velha: “você esta aqui”? Mas não é tudo! Então não é, que as tampas que indicam as ruas com o percurso dos portados quinhentistas (como se pode ver na imagem aqui postada) têm em inglês as seguintes palavras: “15TH CENTURS DOORS” (Portas do Século XV). Acontece que estamos a falar de portados quinhentistas (relativos ou pertencentes ao séc XVI - 1501/1600), ou será que eu estou ficar choné  e já não distingo alhos de bugalhos? 
Esquecendo os “pequenos” erros, não posso deixar de (mais uma vez) elogiar o bom trabalho feito pelas ultimas vereações da terra albicastrense, e pirangar para que o trabalho de recuperação da zona histórica continue até à recuperação final.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Exacto, o correcto seria a legenda dizer: ported sixteenth century

    ResponderEliminar
  2. E continuo a dizer que, muralhas restauradas sem os respectivos Merlões e, acima de tudo, sem protecções nos adarves onde se circula (caso da zona do Espírito santo) são "pormenores" que deveriam ser revistos. É perigoso circular em alguns locais...

    ResponderEliminar
  3. Amigo Júlio Vaz de Carvalho.
    Estou de acordo, quando percorre algumas das partes recuperadas, estou sempre de pé a traz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:59

    Na Rua da Se, Rua do Saibreiro e muitas mais. Ou foi pressa ou o desenholas não é de cá. Fazer novo aumenta a despesa, mas tem que ser.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...