VELHOS CATÁLOGOS
DE
CASTELO BRANCO
Catálogos editados pela autarquia albicastrense em 1953 e encontrados mim, perto de um contentor do lixo.
O
ALBICASTRENSE
BEM – VINDOS A UM BLOGUE LIVRE DE OPINIÕES SOBRE CASTELO BRANCO, SEJAM ELAS BOAS OU MÁS. O BLOGUE É DE TODOS E PARA TODOS OS ALBICASTRENSES…
RUAS DA TERRA ALBICASTRENSE Desta vez tenho para divulgar, uma rua que tirando quem lá mora, poucos saberão onde fica, uma vez, que se trata...
Olá,
ResponderEliminarPrimeiro de tudo queria dizer tudo o que publica está fantástico. Documentar tudo o que se passa e tudo o que existe na "comunidade" albicastrense é excelente. :)
Eu queria mandar uma mensagem , mas só encontrei esta forma de falar consigo! Eu queria pedir-lhe ajuda em relação a uma coisa. Eu no meu tempo livre quero tentar "simular" (recriar se preferir) Castelo Branco, por volta do ano 1500, num software. Mas estou a ter alguns problemas em compreender a muralha.
Já fiz toda a pesquisa necessária ( encontrei basicamente tudo o que preciso de saber na wikipédia ) , o meu problema é: Queria saber onde todas as portas se localizam.
Aqui está uma imagem de eu a fazer um rascunho por cima de uma print screen que fiz do Google Earth! http://i.imgur.com/OySPpj1.png
PS: Já vi o retrato do Livro das Fortalezas e o retrato feito nos azulejos, por isso é que não compreendo algumas partes da muralha :p
ResponderEliminarCaro João Alves
Antes de mais o meu bem-haja pelas suas palavras. Quanto ao que me pede posso dizer-lhe o seguinte:
Manuel Tavares dos Santos no seu livro, “Castelo Branco na História e na Arte” diz que inicialmente as portas eram sete.
A de Santiago, ao norte, a da Vila, a do Espírito Santo, a do Ouro, a de Santarém, a da Traição, a do Esteval.
Mais tarde foram para facilitar a população foram abertas mais três: A do Relógio, a do Postigo e Postiguinho de Valadares.
Para saber mais sobre estas portas recomendo-lhe a leitura do referido livro que pode consultar na nossa biblioteca.
Abraço