terça-feira, setembro 07, 2021

CHAMINÉ DA ANTIGA FÁBRICA DA CORTIÇA ESTÁ A SER RECUPERADA

VALE SEMPRE A PENA LUTAR.

Setembro 2020

Tal como disse no meu facebook, enviei ao Grupo Continente uma pequena mensagem a defender a permanência da Chaminé no novo complexo do grupo em Castelo Branco. Recebi hoje do grupo a mensagem que pode ser lida a seguir:

Olá, António.

Informamos que a chaminé centenária irá ser restaurada. A Sonae MC rege-se por um forte compromisso de sustentabilidade ambiental, no entanto, graças à presença de um ninho de cegonhas na chaminé do terreno do novo Continente Bom Dia Castelo Branco, decidimos aguardar que as cegonhas abandonem o ninho, previsivelmente a partir de setembro, para podermos reabilitar a chaminé que se encontra em risco de colapsar. O plano será restaurar a chaminé, de forma a que as cegonhas possam manter o seu lar quando regressarem. 
Estamos a acompanhar o processo, para garantir que todos os procedimentos decorrem dentro da legalidade e protegem a biodiversidade do local. Agradecemos a sua preocupação e estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.  
 Obrigado!

UM ANO DEPOIS.. "Setembro de 2021"

A recuperação da velha chaminé (embora tardia), é a prova  que ficar de braços cruzados perante a inercia e o não quer saber dos responsáveis pela nossa autarquia, não é solução. A hora não é de apontar  o dedo a quem esteve bem ou a quem esteve mal, mas, antes afirmar, que a recuperação da nossa lindinha é mérito de todos aqueles que no seu facebook não a deixaram cair.
Claro que não posso deixar de aqui agradecer ao grupo Continente, o facto de ter respeitado a sua palavra. Para os responsáveis  grupo, o meu Bem haja e o  de todos os albicastrenses que se preocupam com a defesa do património da terra albicastrense.
O    ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...