domingo, junho 16, 2013

AVENIDA NUNO ÁLVARES


A RAINHA DAS AVENIDAS
DA
TERRA ALBICASTRENSE

Já por variadas vezes aqui escrevi, que a Avenida Nuno Álvares é a rainha das avenidas de Castelo Branco e, um dos locais mais queridos dos que nasceram na terra albicastrense.
Depois da recuperação da vivenda, onde atualmente está instalado o novo posto de turismo da cidade e da vivenda onde está instalado o SMAS, a autarquia albicastrense começou a alguns dias, a recuperar mais uma das vivendas degradadas que ainda existem na avenida.
Se juntarmos à recuperação das vivendas, o arranjo dos passeios, os espaços ajardinados, dos bancos que atualmente está a decorrer, e da pequena rotunda junto à estação que vai ser modificada, bem podemos afirmar que a rainha das avenidas albicastrenses vai ficar uma autêntica beleza.
Beleza que contrasta com as quatro vivendas que ainda existem por recuperar. Entre essas, não posso deixar de aqui mencionar a primeira vivenda construída na avenida (anos 20) e que durante alguns anos deu guarida ao antigo Instituto da Juventude, as imagens aqui postadas, são esclarecedoras sobre a desgraçada condição em que esta vivenda se encontra.
Perante a degradação e o abandono em que esta vivenda se encontra, só posso mesmo pirangar a quem recuperou as três anteriores, que tome medidas de maneira a que a curto ou médio prazo, também esta vivenda possa passar do “bando das quatro” abandalhadas, para o grupo das lindinhas já restabelecidas.

O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo18:54

    Mais um amigo agradecido sua vivenda é comprada pelo edil ( e nós sem sub férias) para instalar um serviço do Ministério do Trabalho. Raios todos os Ministérios perderam autonomia e estão sob custódia do edil.
    A autonomia das instituições está cada vez mais fragilizada ?!?!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.
    Não sei qual a utilidade que a autarquia vai dar à vivenda em questão, nem tal me interessa saber.
    Todavia, entre ter uma casa a cair de podre na avenida Nuno Álvares, e ter uma bonita casa recuperada, eu prefiro a segunda alternativa.
    Quanto ao subsídio férias, eu também vou receber o meu em Novembro, o culpado de tal sacanisse chama-se Passos Coelho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:56

    Não sei qual delas, mas já li algures sobre uma destas lindas vivendas ser, de facto, um projecto do famoso arquitecto Raul Lino.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo.
    Para ser sincero, não sei qual delas é da autoria do arquitecto Raul Lino.
    Abraço

    ResponderEliminar

MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS - " O JÚLIO RAMOS DO CAFÉ ARCÁDIA"

O jornal “ Beira Baixa ” publicou em 1944, a pérola que aqui estou a postar.                            Não há no Mundo maior palp...