quarta-feira, março 23, 2016

TESOUROS DA NOSSA ZONA HISTÓRICA



OS 
NOSSOS 
TESOUROS
Na Zona Histórica da terra albicastrense existem algumas centenas de casas, contudo, poucas são aquelas que possamos olhar para elas e dizer: “Aqui temos um bonito Solar.
Todavia existem algumas excepções, raridades que infelizmente se vão deteriorando pouco a pouco, sem que ninguém se preocupe em saber do seu passado ou do seu futuro.
A pérola de hoje, é um bonito solar com residência na rua do Muro. Tentei saber um pouco da história do bonito edifício, por isso, bati à sua porta e falei com D. Aurora Crisóstomo (atual proprietária), que me contou o que sabe da história do Solar. A casa foi-lhe deixada pelo pai, que a terá comprado na década de 30 do passado século à família Beja e Sousa, família que vivia na rua D`Ega e nada mais sabe sobre o edifício.
Passei pela rua D`Ega e tentei saber se esta família ainda por ali morava, falei com uma pessoa que ali tem um pequeno estabelecimento comercial.
Segundo ela, os Beja e Sousa tinham morado na referida rua mas já tinham falecido há alguns anos, adiantando que eles tinham várias casas na zona histórica de Castelo Branco e, um armazém de ferro na rua do Pina.
A conclusão a que cheguei é que a família Beja e Sousa terá comprado o palacete da rua do Muro (não sei a quem), e depois o terá vendido aos pais da D. Aurora.
Para um edifício que penso ser do seculo XV ou XVI é realmente muito pouco aquilo que sabemos dele, por isso, recorro a quem visitar este blogue e que tenha dados sobre o solar cujas imagens ilustram este poste, que os partilhem comigo e com todos os visitantes. 
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Boas Amigo Veríssimo. Desconheço a História desta linda casa mas, creio ser de época posterior ao séc. XVI. Diria mais séc. XVII/XVIII. Abraço.

    ResponderEliminar

AO PRESIDENTE DA AUTARQUIA ALBICASTRENSE - (II)

Hoje ao passear pela rua Mousinho Magro, dei comigo a olhar para os dois portados que se podem ver na imagem aqui postada e a perguntar ...