quinta-feira, outubro 03, 2019

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

Ruas e Praças 
da
 Terra Albicastrense
Se perguntar-mos a alguém onde fica esta rua, duvido que haja  muita gente que consiga indicar sua localidade. Esta pequena rua, tem entrada pela rua de S. Tiago e desagua na rua que passa ao lado do hospital Amato Lusitano. 
Trata-se de uma rua aberta nos anos sessenta.  Curiosamente, eu trabalhei como servente na construção de uma casa situada nessa rua.
           
QUEM FOI O PRÍNCIPE  PERFEITO?
(D. JOÃO II DE PORTUGAL)
(1455 – 1495)
João II (Lisboa, 3 de março de 1455) – Alvor, 25 de outubro), apelidado de "o Príncipe Perfeito", foi o Rei de Portugal e dos Algarves em dois períodos diferentes, primeiro durante quatro dias em novembro de 1477 e depois de 1481 até sua morte em 1495. Foi o filho mais novo do rei Afonso V  e sua primeira esposa Isabel de Coimbra.
João sucedeu ao seu pai após a sua abdicação em 1477,  mas só ascendeu ao trono após a sua morte, em 1481. Concentrou então o poder em si, retirando-o à aristocracia.
Nas conspirações que se seguiram suprimiu o poder da casa de Bragança e apunhalou pelas suas próprias mãos o seu primo Diogo, Duque de Viseu.  Governando desde então sem oposição, João II foi um grande defensor da política de exploração atlântica, dando prioridade à busca de um caminho marítimo para a Índia. 
Após ordenar as viagens de Bartolomeu Dias e de Pêro da Covilhã, foi João II que delineou o projeto da primeira viagem.
O seu único herdeiro, o príncipe Afonso de Portugal estava prometido desde a infância a Isabel de Aragão e Castela, ameaçando a herdar os tronos de Castela e Aragão. 
Contudo o jovem príncipe morreu numa misteriosa queda em 1491 e durante o resto da sua vida D. João II tentou, sem sucesso, obter a legitimação do seu filho bastardo Jorge de Lencastre.  Em 1494, na sequência da viagem de Cristóvão Colombo,  que recusara, D. João II negociou o Tratado de Tordesilhas  com os réis católicos.
Morreu no ano seguinte sem herdeiros legítimos, tendo escolhido para sucessor o duque de Beja, seu primo direito e cunhado, que viria a ascender ao trono como Manuel I de Portugal. 
O ALBICASTRENSE

1 comentário:

  1. Que saudades, tantas vezes aqui passei,havia uma loja de móveis no prédio da fotografia do lado esquerdo e fazia a esquina, da qual já não me lembro o nome...
    ali também existiu o IFADAP no prédio do lado direito juntamente com a rêsidencia escolar para jovens que residiam fora da cidade.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...