segunda-feira, junho 07, 2021

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

 TERROR EM CASTELO BRANCO E ARREDORES

(1808 – 2021)

😠😡😠😡

123 ANOS DEPOIS

No dia 6 de Junho, o general francês Loison, mais conhecido pelo ”maneta”, ordenou que fosse saqueada a Vila de Alpedrinha, semeando o terror por toda a região da serra da Gardunha, à boa maneira de um exército invasor.

De imediato dirigiu-se para a cidade de Castelo Branco, a fim de juntar as tropas que estavam sobre o seu comando, ao exército de Junot, estacionado em Castelo Branco.
No trajeCto, entre Alpedrinha e Castelo Branco, passou por Tinalhas, indo acampar junto de Chão de Vã. Segui depois para as Sarzedas, rumo a Castelo Branco. 
Ao entrar na cidade, encontrou uma urbe totalmente despovoada, pois os Albicastrenses ao terem conhecimento da aproximação das tropas de Loison a das atrocidades praticadas pelas hortas do ”maneta” nas terras por onde passavam, abandonaram as suas casas, que trancaram e fugiram em debandada para os campos, com receio das tropas invasoras. 
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE

JORNAIS DA MINHA TERRA UM POUCO DO SEU PERCURSO AO LONGO DOS TEMPOS (ll) Em 31 de Janeiro de 1889 aparece outro semanário; “ O Distrito de C...