quinta-feira, junho 03, 2021

A TASCA DO RAPOSO

FELIZ ANIVERSÁRIO

Recebi hoje um email a avisar-me que a Tasca do Raposo festejava 21 anos, convém desde já dizer o seguinte sobre este aniversário.
A nova gerência do antiga Tasca do Raposo, pode evidentemente enaltecer os últimos 21 anos, pois recuperou muito bem um velho espaço muito deteriorado. Convém todavia esclarecer que esta tasca não nasceu em 2000, mas sim em 1951 (um anos depois de eu nascer).

Em Janeiro de 2007 publique neste blogue um pouco da história da Tasca do Raposo, volto hoje a fazê-lo para recordar aos 1379 amigos dela, que a mesma não celebra hoje 21 ano, mas antes 69 anos.


Construída em finais dos anos quarenta e inaugurada em 1951, a tasca do “Ti Raposo” terá sido juntamente com a tasca do “Fonas”, duas das mais emblemáticas tabernas do Bairro do Cansado, entre os anos cinquenta e oitenta.
Situa-se (para quem não sabe), na rua da Senhora de Mércoles perto do mercado. Durante aproximadamente meio século, esta tasca foi explorada pelo seu proprietário José Raposo (que ao mesmo tempo tinha uma oficina de ferrar cavalos e burros ao lado da Igreja da Sé), e só após a sua morte, na década de noventa a tasca foi trespassada pelos seus familiares
A taberna do “Ti Raposo” como era vulgarmente conhecida, era local de encontro para um jogo de cartas, malha ou pontinho entre os moradores do Bairro do Cansado. Não era raro ver-se jogar ao pontinho ou malha à luz das lâmpadas eléctricas até as tantas da madrugada. A referida tasca faz parte das minhas recordações de criança, pois muitas foram as vezes que em criança ali fui chamar o meu pai  (Zé China)  para jantar. Ainda hoje recordo as palavras de minha mãe quando me dizia:
 - Vai chamar o teu pai para comer”.
 A mensagem que era transmitida por mim ao chegar à tasca:
 - Pai… a mãe diz para vir comer.
A reposta era sempre a mesma:
- Já vou…
A tasca mantém ainda o nome que a celebrizou no passado, (e só isso) porém o resto o tempo se encarregou de mudar. 
O ambiente é hoje muito diferente do passado, a simplicidade do mobiliário envelhecido pelo tempo, deu lugar a novas apostas, virou Snack-Bar como se pode ver nestas fotografias, podendo dizer-se que o bom gosto imperou na sua transformação.

A tasca do Raposo de hoje, nada tem a ver com a velha taberna que conheci em criança, no entanto está agradável e merece bem a sua visita.
O Albicastrense

5 comentários:

  1. Vítor Manuel Levita Quilhó
    Onde se comia a boa sardinha assada.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  2. António Farinha Farinha
    Sim, está eu sei que fica a estrada da sra. de Mércoles. O meu pai tinha a tasca do Farinha lá bem próximo.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  3. António Farinha Farinha
    Saudades desse tempo.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. António Farinha Farinha
    Sim, está eu sei que fica a estrada da sra. de Mércoles. O meu pai tinha a tasca do Farinha lá bem próximo.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  5. José Maria Afonso
    A tasca do Farinha era na Rua do Matadouro, entre a Guilhermino de Barros e a Sousa Refóios.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...