quarta-feira, fevereiro 23, 2022

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE.

RUA DO MATADOURO


A rua do Matadouro fica como muitos albicastrenses sabem no Bairro do Cansado, todavia, estou convencido que muitos deles pouco sabem da razão desse nome.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO ANTIGO MATADOURO.
Edifício construído no Alto do Cansado, por deliberação da Câmara Municipal, presidida pelo Dr. Manuel Pires Bento, em 1904, teve por arrematante das obras José Pires, de Castelo Branco. Por 2.766$oo, a quem foram adjudicadas, em sessão de 8-6-1906. 

O jornal "Noticias de Beira",  de política contrario à Câmara, que era progressista, louvou contudo a iniciativa (29-5-1904). 
Para que o Matadouro se construísse, cobrou-se durante muito tempo um imposto especial, lançado sobre as carnes verdes vendidas em Castelo Branco. 

Cresci a pouco mais de cem metros do antigo matadouro, por ali vagueei enquanto criança e jovem. Das muitas recordações que tenho do matadouro, a mais marcante é, que em determinado dia da semana eu ia lá buscar sangue dos animais que eram abatidos, sangue que a minha mãe utilizava para fazer batatas guisadas.

                                         O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...