sexta-feira, setembro 13, 2024

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE


Ao passar hoje nesta avenida e ao olhar para a placa toponímica lá exposta, dei comigo a pensar sobre a possibilidade do outro Nobel Português, ter uma rua com o seu nome na terra albicastrense. 
—————————————————-
Como não acredito que existem preconceitos ideológicos sobre José Saramago, lanço a proposta ao atual presidente da nossa autarquia, para que logo que seja possível, se dê o nome dele a uma rua da minha terra. 
————————————————
Ou será que o nome de um escritor galardoado com um nobel, mas  comunista, não tem lugar na toponímia albicastrense?  Tem a palavra o presidente Leopoldo.
O ALBICASTRENSE 

quinta-feira, setembro 05, 2024

DÉCIMO NONO ANIVERSARIO

BLOG: "CASTELO BRANCO - O - ALBICASTRENSE"

DEZANOVE ANOS DE EXISTÊNCIA

(5 de setembro de 2005 = 5 de setembro de 2024)
-------------------------  
Dezanove anos depois da sua criação, não posso deixar de afirmar, que nem em sonhos imaginei que passados 19 anos o blog ainda poderia existir. 
Olhando para trás, vejo um percurso que nunca imaginei ser capaz de caminhar, via do qual este albicastrense com pouco mais que a velha 4ª classe, muito se orgulha. 
Cometi erros, dei muitos pontapés na língua Portuguesa (coisa que muito lamento), recebi insultos e carinhos, contudo, duma coisa tenho a certeza: valeu a pena, pois a terra do meu coração é merecedora de todo o meu amor e carinho. 

Vou caminhar até ao vigésimo aniversário, depois…. ficam as memórias para quem as quiser consultar.

O ALBICASTRENSE


terça-feira, setembro 03, 2024

MEMÓRIAS DO PASSADO

  CASA DO ARCO DO BISPO

Observando atentamente a casa que fica ao cimo do Arco, verificamos que é um edifício antiquíssimo que mostra claramente indícios de ter várias sobreposições de muros e, ao alto, apresenta uma janela que constitui a prova da sua existência já em meados do séc. XIII. A janela é em estilo gótico, ainda tão tímido que o arco parece redondo, e tem um tímpano liso, de tradição romana. Bem pode ser, pois, da época da transição entre os estilos e coeva do arco. Por outro lado, observando os desenhos de Duarte de Armas da vista da vila tirada da banda de nordeste, constatamos que ali foram desenhadas duas casas torreadas e fortificadas, com um pequeno pano de muralha que se diferencia bem da muralha da cerca da vila. No local podemos observar que a casa sobre o Arco é um edifício torreado, que faz lembrar a casa do desenho de Duarte de Armas.

DEIXEM-ME SONHAR

 As imagens aqui colocadas, mostram as muitas maldades cometidas no passado sobre a antiga casa do Bispo, sobre essas maldades não vale a pena falar, pois as preocupações pelo nosso património no passado eram praticamente inexistentes.
Contudo, este  albicastrense depois de muito olhar para a casa, não pode deixar de confessar que a nossa zona histórica muito teria a ganhar se eventualmente fosse possível recuperar a residência do Bispo. 
Depois, podia instalar-se lá, um espaço de estudo sobre o bispado albicastrense.  Como sonhar não é proibido, porque não apelar ao Mecenato Cultural para tal eventualidade, ou será que na terra albicastrense não existem empresas de sucesso que queiram ficar bem na fotografia?

 

FICA A SUGESTÃO PARA QUEM A QUISER APROVEITAR.


O ALBICASTRENSE

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

Ao passar hoje nesta avenida e ao olhar para a placa toponímica lá exposta, dei comigo a pensar sobre a possibilidade do outro Nobel Portugu...