terça-feira, janeiro 03, 2006

OS INDIANAS JONES - ALBICASTRENSES

OS INDIANAS JONES “ ALBICASTRENSES ”

Encontrei há alguns dias por mero acaso, a fotografia que aqui vos mostro. Ao vê-la senti alguma nostalgia, pois a mesma foi tirada acerca de 20 anos, perto do monte de S. Martinho em Castelo Branco.
Ao olhar melhor para a referida foto apercebi-me de que nem tudo tinha sido dito sobre o que era o Museu Francisco Tavares Proença, na época aqui referida por mim nas anteriores crónicas.
Falta falar num grupo de jovens albicastrenses a quem eu daria o nome de

INDIANAS JONES “ALBICASTRENSES”.

Quem eram estes jovens?

Joaquim Batista - José Henriques

Manuel Leitão - Mário Chumbinho - Pedro Salvado

Ainda hoje recordo o entusiasmo e a dedicação destes jovens à Arqueologia e ao Museu. Eram eles os Indianas Jones desse tempo. A secção de arqueologia do museu era muitas vezes o ponto de encontro deles, e em algumas das vitrinas ali existentes eram visíveis peças, encontradas em campanhas arqueológicas organizadas por eles próprios.
A fotografia aqui apresentada e na qual eu também estou presente, diz respeito a uma campanha arqueológica no monte de S. Martinho, organizada pelo Pedro Salvado e Joaquim Batista, com o apoio do museu, a mesma decorreu na década de 80.
Poderia ainda falar das muitas saídas ao campo, para localizar e fotografar a presença de vestígios arqueológicos no nosso distrito, sempre organizadas por alguns desses jovens pois a sua disponibilidade era total para com o museu.

Os INDIANAS JONES são hoje homens adultos, casados e com filhos, que sentirão eles quando se deslocam ao Museu e ali não encontram expostas as peças encontradas por eles?

Serão os seus filhos a próxima geração de Indiana Jones?

Ou será que os jovens de hoje se estão borrifando para a arqueologia?

De quem é a responsabilidade do desinteresse dos jovens pela arqueologia?

Poderia dar aqui a minha resposta a estas e outras interrogações, porém entendo que cada um deve tirar as suas próprias conclusões e se quiser pode dize-las aqui, pois do diálogo nasce o esclarecimento.

Opine sempre.

O Albicastrense

3 comentários:

  1. então e elas não têm nome ?
    eram só para embelezar a foto?

    ResponderEliminar
  2. Nova iniciativa d' O Restaurador!

    Blogue de emprego, o Emprego no Alentejo e no distrito de Castelo Branco!

    Visitem em http://empregoalentejo.blogspot.com/

    Por favor divulgue!!!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:00

    Bom dia Veríssimo!

    Tenho entrado várias vezes no teu blog e hoje não resisti a fazer um pequeno comentário. Mas antes de tudo, quero dizer-te que tenho estado atento aos teus textos e recolhi alguma informação que achei importante para mim e para o meu papel actual.
    Não sei se sabes, mas eu também estive no grupo de arqueologia do Museu, e foram meus colegas o Batista, o chambino, o José Henriques, o Henrique, será que não haverá registos disso?
    Um grande abraço
    Luis Barroso
    - luisbarrosofreg.blogsop.com

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...