quarta-feira, abril 26, 2006

Bairro do Castelo

BAIRRO DO CASTELO
CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE

Escrevi aqui á algum tempo a situação catastrófica em que se encontrava o bairro do castelo, com casas a ruir por todos os lados e ruas em péssimo estado, enfim sem quaisquer condições para ali se viver condignamente. Podia até dizer-se que o referido bairro não era o centro histórico da cidade de Castelo Branco, mas antes um local totalmente esquecido por alguns responsáveis políticos da nossa cidade, ao longo dos tempos.
Voltei ao referido bairro na quinta-feira passada, dia 20 de Abril, com o objectivo de ali tirar algumas fotografias, e fui surpreendido pelas obras que por ali arrancaram em grande escala. O que tive oportunidade de ver deixou-me feliz, mas também revoltado. Se por um lado a Câmara albicastrense faz um esforço gigantesco na recuperação das ruas do bairro, na construção de um parque infantil (Foto-0) situado no meio da rua D’ega, na construção de um anfiteatro ao ar livre, de um parque de estacionamento subterrâneo nas traseiras do arquivo distrital, era importante que com a abertura do referido parque de estacionamento, se consiga tirar das ruas do castelo a maioria dos carros ali estacionados.

Constatei igualmente a recuperação de algumas casas, (Foto-1) com apoio do projecto “Porta Aberta”, (que belo projecto este! só lamento o número tão reduzido de casas recuperadas), sendo este sem dúvida o grande problema do bairro do castelo.
Vi ruas (Foto-1) onde praticamente não existe uma única casa com condições de serem habitadas. Vi casas, sem telhados (Foto-4) e com paredes a cair. Se fosse poeta, até poderia dizer, vi um bairro deserto de pessoas.

A questão a colocar aqui é a seguinte: como foi possível deixar chegar o bairro do Castelo a situação a que chegou?
Serão os proprietários das casas do castelo todos pobres e sem recursos para as reconstruir?
Não poderiam os responsáveis pela Câmara Municipal de Castelo Branco nos últimos 20 anos, serem responsabilizados pelo crime de abandono da zona histórica da Cidade
Não é fácil a resolução deste grave problema, porém o actual presidente da Câmara Municipal já deu provas de que quando quer consegue. O desafio aqui fica. Quero ainda aqui referir o bom trabalho que está a ser feito pelo comércio tradicional, na Rua de Santa Maria com a recuperação de algumas casas para pequenos estabelecimentos comerciais.

O Albicastrense

3 comentários:

  1. Anónimo10:54

    Segundo O Albicastrense o bairro do Castelo de Castelo Brancoestá ...uma maravilha. Enfim. Opiniões...

    ResponderEliminar
  2. Caro anônimo.
    Para dizer o que diz que eu disse, das duas uma, ou eu estaria doido ou entao estava cego.
    As fotografias aqui apresentadas mostram presisamente o contrario, daquilo que diz que eu disse. O que eu disse foi que depois de mais de 20 anos sem nada ali ser feito, se estava finalmente a fazer alguma coisa, contudo é ainda muito pouco.
    Mande sempre

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:05

    Eu moro no castelo á 20 anos e nunca me apercebi que tivessem feito obras,esta completamente degradado,vamos ver o que sai.

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...