quinta-feira, abril 18, 2013

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - LXXIII


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.

(Continuação)
A sessão seguinte realizou-se no dia 20 de Outubro. Um mês menos um dia a contar da antecedente. O que se passou conta-o mestre Aranha assim:
Nesta Vereação determinarão que havião os Alqueves por coutadas do dia de àmanhã  em que se hão ir coutar vinte hum por diante e mandarão se apregoasse para de despejaram”.
E acabou-se, porque “não houve mais que despachar”. Logo no dia 22 de Outubro houve nova sessão. 
Desta, pondo de parte os nomes dos vereadores que assistiram, vai cópia da acta à risca, porque a achamos interessante:
Nesta Vereação a que assistiram tãobem os Procuradores do Povo determinarão que todos uniformemente que para aver de se pagar a divida de outocentos mil reis que António José da Cunha de bondade tinha emprestado gratuitamente para satisfazer a despeza das Festas que se fizeram pelo feliz nascimento da Sereníssima Princeza  da Beira, e a que estão todos obrigados os bens do Conselho e Povo ouvesse este no prezente anno quatro centos tres mil e sete centos réis produto das Ervagens – Corga das asenhas, e Lombas, e Marradas – que a rematou, a primeira João da Fonseca Coutinho, em sessenta mil e cem réis, a segunda Luiz Vez as Cunha e Manuel dos Reys Soares em outra tanta quantia e as Marradas o mesmo Luiz Vez, em doze mil réis; e duzentos setenta e hum mil e quinhentos réis produto das Ervagens seguinte que pertencem ao Conselho. Da do Barregão quarente e sinco mil e cem réis, da Do Rouxynol quarenta e outo mil e cem réis, e da Manga de Pero velho setenta mil e cem réis a rematadas ao mesmo António Jozé da Cunha.
Mais quarenta mil e cem réis da do Cabeço de Atallaya a rematada pelo mesmo e Jozé Pessoa Tavares e sessenta e outo mil e cem réis da Sorte meya a rematada pelo Padre Manoel de Azevedo, cujas parcellas todas fazem a dita quantia de quatro centos e tres mil e sete centos réis de que lhe mandarão logo passar mandado: E outro sim determinarão que visto acharce nas mãos do Depositário Francisco António Perez de Louro huma avultada quantia pertencente ao Povo de Monforte presentemente sem nescessidade de despender o dito depozito que se tirasse deste por empréstimo a que obrigão os bens do Povo e Conselho a quantia de cento noventa e seis mil e trezentos réis para o mesmo António Jozé da Cunha, vindo a ficar por esta forma embolsado de seis centos mil réis, devendo haver o resto da sua divida das Ervagens que a rematar no anno futuro. E para tanto mandarão passar os mandados competentes”.

É interessante reparar para os preços que foram arrematadas as ervagens. Cada uma delas foi arremadadas por tantos mil réis.
Isto mostra sem menor duvida que sobre a quantia porque cada ervagem ia à praça se punha mais um tostão e acabava-se a história. Estava a coisa bem combinada. Era qualquer coisa como isto; “Arranja-te lá com a ervagem que te convém, que eu não te faço afronta, mas em paga deixa-me arranjar com a que me convém a mim, não te metas nisto”.
Por onde se vê que arranjinhos houve-os em todos os tempos. E aquela referencia à “avultada quantia pertencente ao Povo de Monforte” também não deixa de ser interessante. Era rico o Povo daquele terra.
(Continua)
PS. Mais uma vez informe os leitores dos postes “Efemérides Municipais”, que o que acabou de ler é, uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...