sexta-feira, setembro 20, 2013

CASAS DA TERRA ALBICASTRENSE


O CASARÃO DOS SILVA RIBEIRO
(Início da construção 1866)

A degradação de alguns edifícios da terra albicastrense é infelizmente ainda hoje uma realidade, independentemente da recuperação de alguns  belos edifícios, pelos responsáveis da autarquia da cidade. Entre os edifícios recuperados pela autarquia, quero aqui destacar  o casarão dos Silva Ribeiro, hoje ocupado pelo Benfica e Castelo Branco. O edifício encontra-se situado na Rua dos Ferreiros e começou a ser construído no ano de 1866, pela família Silva Ribeiro. 
Na sua já longa história de 147 anos, muito teria para contar se pudesse falar-nos, foi residência da referida família durante algumas dezenas de anos, mais tarde ali esteve instalado o Hotel de Salvação, o Hotel Central, e actualmente é sede do Benfica de Castelo Branco. No r/c do referido casarão, muitos estabelecimentos comerciais ali se estabeleceram desde a sua construção, porém, há um que não posse deixar de referir por estar de algum modo ligado a ele por laços familiares, estou a referir-me ao Café do “Tonho China” que ali funcionou na década de 1950/1960.
Muito mais se poderia dizer ou escrever sobre o casarão dos Silva Ribeiro, porém, o mais importante a destacar foi a sua recuperação por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco, e a sua entrega a uma das colectividade mais antigas da cidade, colocando-o deste modo ao serviço dos albicastrenses.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. José Barradas19:48

    Amigo Bispo.
    Muita coisa há por fazer em Castelo Branco. Mas também já se fez muita coisa, e há muitos projetos para acabar, como é o caso da centro coordenador de transportes que vai com certeza ser finalizado. Mas o que é muito urgente para o Concelho de Castelo Branco é a recuperação do tecido industrial para animar a economia. Quanto ao novo presidente da Câmara acho que teve o tempo suficiente para aprender com o Sr. Morão. Do meu ponto de vista, Luis Correia foi a melhor opção para presidir os próximos 4 anos.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Barradas.
    Quando ao Centro Coordenador de Transportes, é sem qualquer duvida uma boa obra.
    Quando à recuperação das empresas, faço suas as minhas palavras.
    No que diz respeito ao novo presidente, fico à espera para me poder pronunciar, contudo sempre posso avançar, que nem sempre os bons alunos dão bons professores.
    Abraço.

    ResponderEliminar

EDIFÍCIOS CENTENÁRIOS DA TERRA ALBICASTRENSE

"O FERRINHO DE ENGOMAR" Será necessário escrever algo sobre o estado miserável a que deixaram chegar este centenário prédio...