sexta-feira, setembro 20, 2013

CASAS DA TERRA ALBICASTRENSE


O CASARÃO DOS SILVA RIBEIRO
(Início da construção 1866)

A degradação de alguns edifícios da terra albicastrense é infelizmente ainda hoje uma realidade, independentemente da recuperação de alguns  belos edifícios, pelos responsáveis da autarquia da cidade. Entre os edifícios recuperados pela autarquia, quero aqui destacar  o casarão dos Silva Ribeiro, hoje ocupado pelo Benfica e Castelo Branco. O edifício encontra-se situado na Rua dos Ferreiros e começou a ser construído no ano de 1866, pela família Silva Ribeiro. 
Na sua já longa história de 147 anos, muito teria para contar se pudesse falar-nos, foi residência da referida família durante algumas dezenas de anos, mais tarde ali esteve instalado o Hotel de Salvação, o Hotel Central, e actualmente é sede do Benfica de Castelo Branco. No r/c do referido casarão, muitos estabelecimentos comerciais ali se estabeleceram desde a sua construção, porém, há um que não posse deixar de referir por estar de algum modo ligado a ele por laços familiares, estou a referir-me ao Café do “Tonho China” que ali funcionou na década de 1950/1960.
Muito mais se poderia dizer ou escrever sobre o casarão dos Silva Ribeiro, porém, o mais importante a destacar foi a sua recuperação por parte da Câmara Municipal de Castelo Branco, e a sua entrega a uma das colectividade mais antigas da cidade, colocando-o deste modo ao serviço dos albicastrenses.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. José Barradas19:48

    Amigo Bispo.
    Muita coisa há por fazer em Castelo Branco. Mas também já se fez muita coisa, e há muitos projetos para acabar, como é o caso da centro coordenador de transportes que vai com certeza ser finalizado. Mas o que é muito urgente para o Concelho de Castelo Branco é a recuperação do tecido industrial para animar a economia. Quanto ao novo presidente da Câmara acho que teve o tempo suficiente para aprender com o Sr. Morão. Do meu ponto de vista, Luis Correia foi a melhor opção para presidir os próximos 4 anos.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Barradas.
    Quando ao Centro Coordenador de Transportes, é sem qualquer duvida uma boa obra.
    Quando à recuperação das empresas, faço suas as minhas palavras.
    No que diz respeito ao novo presidente, fico à espera para me poder pronunciar, contudo sempre posso avançar, que nem sempre os bons alunos dão bons professores.
    Abraço.

    ResponderEliminar

FOTOBIOGRAFIA DO PASSADIÇO DA TERRA ALBICASTRENSE

PÉROLAS  DA  TERRA ALBICASTRENSE O texto desta publicação, foi retirado do livro " Istopía" da autoria d...