sexta-feira, agosto 01, 2014

CASTELO BRANCO E O SEU ALFOZ - (XV)

LUTA ENTRE OS TEMPLÁRIOS
E   O
CONCELHO DA COVILHÃ - (III)
(Continuação)
Aquela matança da serra do Cabrão dera brando na região, e todas as almas bem formadas, no mais intimo das suas consciências condenavam o desfecho da luta inglória e a desumanidade de se deixarem insepultos alguns mortos, e outros mal soterrados nos desvios da serrania, todos privados de sepultura em terra sagrada e sem o viático das orações da igreja.
Lentamente o Bispo de Viseu começou a dobrar o papel que lhe havia dado o Mestre Martinho, e parecia que a cerimónia havia tocado seu fim, quando o Prelado voltando-se para o alcaide da Covilhã o intimidou a entregar a sua bandeira ao mestre da Ordem do Templo, e este a hasta-la na torre mais alta da alcáçova.
Depois exclamou: Homens de Castelo Branco e Covilhã ouvi. No tempo do Rei Dom Sancho, que santa gloria haja, aquela bandeira era comum aos dois concelhos, pois, como todos sabem, o alfoz da Covilhã abrangia o alfoz inteiro de Castelo Branco.
Depois por necessidade do povoamento foram criados novos concelhos, e com eles novas bandeiras apareceram, não a simbolizar interesses divergentes, mas a existência de novas forças para a defesa da Pátria, que é de todos nós. E porque assim é, resolvemos e mandamos que daqui em diante, quando o conselho da Covilhã estiver em armas no exercito real, o concelho de Castelo Branco guarde e proteja a bandeira da Covilhã.
Se os conselhos de Castelo Branco e da Covilhã, no exercito ou em qualquer parte, tiverem rixas com outros homens, unam-se, defendem-se e amparem-se contra cristãos e sarracenos. Em tudo e por tudo se ressalva o direito de El-Rei e dos ferires do Templo de disporem das forças armadas dos dois conselhos.
Homens de Castelo Branco e Covilhã ouvi: Quando os Mouros dominavam esta nossa terra abençoada, os Cristãos viviam unidos na mesma fé, e todos se consideravam irmãos. Depois na reconquista inventaram-se dois pesos e duas medidas na distribuição da justiça, consoante eram vizinhos do conselho ou homens de fora parte.
Nós resolvemos que de hoje em diante e para sempre, tal distinção desapareça dos vossos forais, e assim, se algum homem da Covilhã tiver queixa de alguém de Castelo Branco, venha a esta vila e aqui lhe será feita justiça, como vizinho que fica sendo e para sempre, deste concelho.
Se algum homem de Castelo Branco tiver queixa de alguém da Covilhã vá àquela vila a aí lhe será feita justiça, como vizinho que fica sendo para sempre daquele conselho. Agora homens de Castelo Branco e da Covilhã, mãos ao alto, ordenou o Bispo, e perante Deus fazei o juramento solene de observar e manter para sempre este acordo.
(Continua)
O Albicastrense


3 comentários:

  1. Anónimo01:25

    Caro conterraneo, este episódio tantas vezes esquecido, não deixa de ser verdade, as lutas dos templários e os pastores da covilhã foi algo que ficou na história, e ainda por vezes é visto como uma desculpa para a rivalidade entre estas duas grandes cidades da minha beira baixa.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:14

    Alguém sabe onde foi construido a igreja onde "guardaram" os restos mortais dos pastores? Ou seja onde foi a chacina.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,
    Já depois de ter escrito estes “pousts”, vi no canal memória da RTP um programa de José Hermano Saraiva sobre Niza. Neste episódio de horizontes da memória, é dito pelo seu autor que ali bem perto foram encontrados alguns anos uma vala com restos de ossadas e, que essas ossada podem ser as dos pastores chacinados. Será!
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...