domingo, fevereiro 26, 2017

OS HENRIQUES DE PAIVA, DE CASTELO BRANCO - (I)

(Início)
Os médicos da família Henriques de Paiva, que mais se distinguiram na segunda metade do séc. XVIII e primeiro quartel do século imediato, foram os irmãos José Henriques Ferreira, Francisco António, Manuel Joaquim e Filipe Joaquim Henriques de Paiva.
Numerosos outros esculápios houve entre os parentes, directos ou colaterais, deslumbrados na gloria do maior de todos, o insigne António Nunes Ribeiro Sanches.
Os pais, António Ribeiro de Paiva e esposa, Isabel Aires Henriques, eram naturais de Penamacor, sendo ele já crismado em Castelo Branco e servindo-lhe de padrinho o Capitão-Mor, Pedro Cardoso Frazão Castelo Branco.
Cristão-novo que era, António Ribeiro “Compareceu no tribunal de fé, em Lisboa, a 17 de Janeiro de 1747. Disse que nascera em Penamacor, morava em S. Vicente da Beira, e tinha vinte e seis anos de idade
Ao tempo, vivia ainda sua mãe, Maria Nunes Ribeiro, tendo falecido o progenitor, Gaspar Rodrigues de Paiva.
Disse também que “vivera sempre no reino, assistindo em Castelo Branco, Penamacor e S. Vicente, mas estivera em Lisboa, Guarda, Alpedrinha, Idanha, Sabugal e outras povoações que ficavam nas estradas que para elas conduzem”.
Boticário de profissão, António Ribeiro de Paiva também era cirurgião diplomado: “tendo praticado com alguns cirurgiões, foi examinado perante o comissario das Beiras, o Dr. Marcelino Eugénio Garcia, morador em Vila Franca de Trás-ao-Montes, pelos cirurgiões Manuel Pinto de Escovão e António José de Andrade e obteve carta de cirurgia em 15 de Fevereiro de 1744. Não confundir com o seu homónimo, que era boticário em Castelo Branco e foi nomeado visitador e examinador na dita comarca em 27 de Julho de 1804”.
Exerceu a profissão em S. Vicente de beira, onde nasceu a filha primogénita do casal, Isabel Henriques, terra do avô materno João Henriques Andrade, mas todos os filhos são naturais de Castelo Branco, terra da avó materna, Ana Maria da Cunha. Residiram estes avós, pelo menos durante algum tempo, na rua do Relógio.
(Continua)
Recolha de dados “Estudantes da Universidade de Coimbra
 Naturais de Castelo Branco”. Da autoria de Francisco Morais
 e José Lopes Dias.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Sr. António Veríssimo,
    Gostaria de felicitar pelo belo trabalho de resgate da biografia da família HENRIQUES DE PAIVA. Sou descendente de LEONOR HENRIQUES DE PAIVA e de CONSTANTINO DE CARVALHO, por meio de seu filho LUIS HENRIQUES DE CARVALHO que acabou vivendo, se casando e morrendo aqui no Rio Grande do Sul, em Santo Antônio da Patrulha, em 02 de setembro de 1802.

    A LEONOR HENRIQUES DE PAIVA é irmã de ANTONIO REBEIRO DE PAIVA, o Boticário que teve esses filhos médicos. Também é sobrinha do famoso médico Dr. António Nunes Ribeiro Sanches.
    Aqui no Brasil juntamos um grupo de 9 primos descendentes de LEONOR HENRIQUES DE PAIVA
    e seguimos pesquisando pois ainda não sabemos a data oficial de sua morte e se ainda há descendentes dessa família em Castelo Branco e Penamacor.

    Um cordial abraço,

    Géris José Lopes Cossalter

    ResponderEliminar
  2. *ANTONIO RIBEIRO DE PAIVA, escrevi por engano REBEIRO

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...