terça-feira, novembro 14, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA – (VIII)

    (ESCOLA DO VALONGO)
                      O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?

 
A designação de Valongo derivou, linguísticamente, de Vale Longo. 
Este nome, encontra-se muitas vezes, nos textos de atas camarárias (14 de Julho de 1700), onde se faz referencia à zona de Vala Longo. A par desta, sempre tida como a mais conhecida, aparece, também, muitas vezes, o nome Vale da Raposa.
Já no século XIX, uma outra designação ficou na sua memória, com o nome de Carreira de Tiro, significando a existência de uma caracterizada pela grande pobreza do solo e pela existência de muitas fontes de água “acinzentada”, que muitas vezes serviam em épocas de grande secas.
Nos anos, que se seguiram ao 25 de Abril, foi alvo da então chamada “construção clandestina”, mas que hoje, se revela de grande utilidade e vamos lá, pela compreensão da utilização de terrenos improdutivos, o que nem sempre aconteceu, em algumas zonas dos arredores da cidade.
Hoje, o grande Bairro do Valongo, é um polo habitacional com vida própria, postos de trabalho e vive paredes meias com a Zona Industrial.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste poste, foi retirado do referido livro.
                                         O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...