quarta-feira, outubro 17, 2018

A TERRA ALBICASTRENSE

PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA
(1927)
Castelo Branco será com certeza uma das cidades Portugueses que mais vezes teve finais de etapas da volta Portugal em bicicleta. Logo na primeira volta em 1927, a terra albicastrense recebeu os ciclistas vindos de Portalegre: O jornal “Era Nova” de 8 de maio, relata como pode ler a seguir o acontecimento.

Chegaram no dia 4 do corrente (4 de maio de 1927) a esta cidade os ciclistas portugueses que andam fazendo a volta a Portugal, organizada pelo nosso Diário de Noticias de Lisboa. Castelo Branco foi a cidade escolhida para final da etapa da Volta a Portugal em bicicleta, entre Portalegre e Castelo Branco, num percurso de 106,8 quilómetros. 
Eram esperados pelo Sport Lisboa e Castelo Branco e por alguns automobilistas desta cidade. Os primeiros a chegar foram: Francisco dos Santos Almeida, do Sport Lisboa e Benfica, da categoria dos fortes; António Marques dos fracos, e João Francisco, dos militares. Na Câmara Municipal foram os corredores recebidos festivamente, tendo a sua Comissão Administrativa promovido uma festa em sua honra, distribuindo os seguintes prémios: Uma taça de prata ao vencedor de 1º categoria; uma cigarreira ao da 2ª e um relógio de mesa ao da 3º. Foi-lhes a seguir servida uma taça de champanhe tendo dado as boas vindas aos ciclistas o nosso amigo José Severino, digno presidente da Câmara agradecendo o representante do Diário de Noticias e o Diretor da corrida. Também no Sport Lisboa e Castelo Branco lhes foi oferecido uma taça de champanhe pelo sr. Noé Lopes tendo os corredores sido saudados pelo sr. Sílvio Alves Sousa. (Jornal a Era Nova 8-5-1927)
     
             UM POUCO DA HISTORIA DA PRIMEIRA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Eram 42 os ciclistas à partida e "todos levavam os seus bidons de folha, com água ou cerveja, amarrados aos guiadores", escrevia o DN sobre os participantes na primeira Volta a Portugal, que o próprio jornal organizou.
Vários nomes eram apontados como favoritos, entre eles Augusto Carvalho, do Carcavelos, que seria o vencedor. Mas as atenções dos lisboetas, que se aglomeraram no Marquês de Pombal para ver a partida, viraram-se para outro Augusto, de apelido Santos, que apesar de ter só uma perna ali estava com a sua bicicleta pronto para o que desse e viesse. "O Augusto dos Santos pedala a sua máquina só com um pé, visto que tem uma perna amputada. Servir-se-á também, no percurso, duma muleta, que nunca o larga", assinalava o repórter. O pelotão percorreu de seguida em clima festivo o caminho até ao Cais do Sodré, de onde embarcou para Cacilhas. Foi já da margem sul do Tejo que a corrida começou a sério. 
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...