sexta-feira, outubro 12, 2018

ARTISTAS NASCIDOS EM CASTELO BRANCO

MANUEL FRANCISCO DOS SANTOS
(6/4/1869 - 6/4/ 1934)

No dia 6 de Abril de 1869, nasceu em Castelo Branco, Manuel Francisco dos Santos, ator e notável “costumier” (guarda roupa de teatro).
O pai de Manuel Francisco encaminhou-o, para aprendiz de alfaiate. Mas a sua grande paixão desde pequeno, era a Arte de Talma. Lavado por esse sonho aos 16 anos, rumou para Lisboa, como alfaiate.
Porém, pouco tempo depois, estreou-se, como ator, no antigo Teatro do Rato, fazendo parte do elenco da “Revista de Batista Dinis, “O Século XIX”. Fez “tournées” artísticas pela província, andando em digressão com um grupo de comediantes tão modestos como ele, com o que foi adquirindo experiência cénica, o que levou e reformular, por completo a técnica de representar nos teatros das feiras e nos espectáculos de salão.
Colaborou em centenas de peças, como encarregado da confeção dos guarda-roupas. Em 1902 criou, de sociedade com Manuel José de Araújo, um vistoso e complete guarda-roupa de teatro, constituindo a Firma “Araújo & Castelo Branco”.
 Em 3 de Julho de 1904, Araújo que entretanto adquirira meios de fortuna, abandonou a sociedade. Ficou então Manuel Francisco à frente do “Guarda-Roupa”, o qual passou e denominar-se por “Guarda-Roupa Nacional”.
Esta casa prosperou, sendo, durante varias décadas, o melhor guarda-roupa de teatro, tendo mais de 600 fatos em depósito. Manuel Francisco foi ainda diretor gerente de uma companhia de opereta e revista de propaganda do Cancioneiro Popular e sócio fundador da Associação dos Trabalhadores de Teatro. Foi-lhe atribuída a condecoração do “Habito de Sant’ Tiago”. Veio a falecer em Lisboa, em 6 de Abril de 1934, no dia em que fazia precisamente, 65 anos de idade.

PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias.
A compilação é de Gil Reis e foram publicados 
no Jornal ”A Reconquista”
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...