sexta-feira, janeiro 25, 2019

CHAFARIZ DE SÃO MARCOS - (VII)

EM DEFESA DO CHAFARIZ DE SÃO MARCOS
(Um chafariz  muito mal  amado).

                                        MEMÓRIAS DO CHAFARIZ DE SÃO MARCOS

Em Abril de 1655 a autarquia da nossa cidade reconhecendo a importância do Chafariz da Devesa, (hoje de S. Marcos), aprovou um documento em sessão camarária onde determinou o seguinte:
“Toda a pessoa de qualquer qualidade que seja, que lavar no dito tanque dele ou fora dele roupa ou outra qualquer coisa pagará pela primeira vez dois mil réis e pela segunda quatro; toda a pessoa que lançar alguma pedra pequena ou grande no dito tanque pagara dois mil réis e a mesma pena terá qualquer pessoa que tirar pedra do cano do dito chafariz ou derrubar alguma pedra do bordo por baixo do tanque; toda a pessoa que derrubar alguma das ameias do tanque pagará seis mil réis de coima; toda a pessoa que no dito tanque aguçar alguma ferramenta no bordo ou em alguma pedra do dito tanque pagará dois mil réis.

As quais condenações todas serão pagas na cadeia e sendo filho, pagará seu pai por ele e qualquer pessoa com uma testemunha o pode a coimar”.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...