PÉROLAS DA TERRA ALBICASTRENSE
Três pérolas que podem ser observadas na nossa zona histórica. A primeira no início da rua dos Ferreiros. A segunda na Praça Camões. A terceira no início da rua de Santa Maria, para quem entra na rua, pelo Largo do Espírito Santo.
Pedido de proteção à imaculada Conceição de 1646, sob o antigo baluarte da Porta da Vila (hoje entrada da rua dos Ferreiros).
←
→
Pedido de proteção à imaculada Conceição, de 1646, sob o antigo baluarte da Porta do Espírito Santo (hoje final da rua de Santa Maria).
←
Pedido de proteção à imaculada Conceição,
de 1646 , colocado na fachada da antiga biblioteca (Praça Camões).
Ps. Como os visitantes são importantes neste blogue, aqui estão as três inscrições.
O Albicastrense
Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
ResponderEliminarAs duas inscrições são do mesmo teor. Podia incluir uma terceira que se encontra na Praça Luís de Camões (Praça Velha), na parede do edifício que serviu de Biblioteca e que antes foi Câmara Municipal.
(Comentário feito no facebook)
Amigo Boavida.
EliminarFica prometida a terceira imagem.
Joaquim Lalanda Roseiro Boavida.
ResponderEliminarPara os mais curiosos importa acrescentar que a extensa inscrição em latim contida nas lápides é da autoria de Frei António das Chagas.
Tem a seguinte tradução: “À eternidade sagrada da Imaculada Conceição de Maria - D. João IV, Rei de Portugal, juntamente com as cortes, se votou tributário por si e pelos seus reinos com um censo anual e jurou defender perpetuamente a Imaculada Conceição Mãe de Deus eleita para protectora do seu reino. Como lembrança da piedade lusitana ordenou que isto se exarasse nesta lápide, viva para eterna memória. Ano de Cristo de 1646 e 6° do seu reinado.“
(Comentário feito no facebook)
Joaquim Baptista Dos Santos
ResponderEliminarHá outra igual na fachada da antiga biblioteca municipal, pelo que são 3.
(Comentário feito no facebook)
António Veríssimo Bispo
EliminarTens razão! Esqueci-me dessa.
José Henriques
ResponderEliminarClaro que são 3 e é caso raro, porque estas inscrições foram colocadas, geralmente só uma, nas praças-fortes na sequência da consagração de Portugal a N. S. da Conceição, com santuário em Vila Viçosa. Sempre junto a uma porta. A da Praça Velha é mesmo a mais bem conservada.
(Comentário feito no facebook)
Meus amigos.
ResponderEliminarOs vossos pedidos são ordens, por isso, o poste já tem as três imagens.
Abraço para todos.