TRABALHO DO PADRE ANACLETO MARTINS - 1979
Publicação: Segunda de sete.
(Vamos começar pelas ruas situadas fora da muralha).
RUA BARTOLOMEU DA COSTA
(Antiga Rua da Corredoura)
São quinhentistas, com lintéis belamente trabalhados, com ornatos manuelinos, os números 3 e 5. O edifico a que correspondem estes dois portados apresenta ainda um conjunto de quatro janelas. Uma no rés do chão e três no primeiro andar, com lintéis, igualmente trabalhados com ornatos manuelinos, e oferece-nos a mais bela fachada quinhentista da cidade antiga, embora já situados fora do recinto das muralhas. É Também quinhentista o belo pórtico manuelino da Igreja da Graça ou da Misericórdia.
São quinhentistas os portados número 2 e os números 38 e 39, estes geminados.SS
ARRABALDE DOS AÇOUGUES
Embora afastado da muralha, o Arrabalde dos Açougues prova a sua antiguidade pelos seus numerosos portados quinhentistas. São dessa época os portados números: 1, 4, 6, 23, 32, 35, 46, 54 e 56.
ARRABALDE DOS OLEIROS
São quinhentistas os portados numero: 13, 17, 19, 22, e 24, conjunto geminado, 25, prejudicado (foi reduzido o seu tamanho e rebocado o ornato manuelino do lintél); o 26, que foi geminado com outro portado, hoje transformado em janela, e os números 34 e 38.
RUA DAS OLARIAS
São quinhentistas três grupos de portados geminados: os números 44-46; 60-62; 64-66; e o 22; o 67 e o 69.
RUA RUIVO GODINHO
(Antiga Calçada da Fontinha)
São quinhentistas os números 25, em cujo edifício encontramos também uma janela da mesma época, e 27.
RUA S. SEBASTIÃO
São quinhentistas os portados números: 4, 6, 18 e o 26-28 que são geminados.
Entre os números 6 e 8 e os números 18 e 20 existem hoje janelas, também quinhentistas (adaptação de portados dessa época).
Entre os números 6 e 8 e os números 18 e 20 existem hoje janelas, também quinhentistas (adaptação de portados dessa época).
33 ANOS DEPOIS.
TRABALHO DE VERÍSSIMO BISPO
(Dezembro de 2012)
Rua Bartolomeu da Costa

O atual estado de “saúde” dos portados desta rua, recomenda-se .
Largo de S. João
Neste largo os portados descritos pelo padre Anacleto, estão todos em muito bom estado, (recomendo a quem se interessar por estas coisas, uma visita aos portados sortudos).
Arrabalde dos Açougues

Arrabalde dos Oleiros
Também aqui a situação não é melhor que no Arrabalde dos Açougues. O portado número 34, foi substituído por um portão. Os portados dos números 17 e 19 foram rebocados e pintados. Os outros mantém-se em condições razoáveis.
Rua das Olarias

Como eu gostaria que os portados desta rua, fossem a regra e não a excepção. Recomendo vivamente uma visita aos sortudos portados desta rua.
Rua Ruivo Godinho
Os dois únicos portados desta rua (números 25 e 27) deram à sola. As velhas casas foram derrubadas e substituídas por novos prédios.
Os dois únicos portados desta rua (números 25 e 27) deram à sola. As velhas casas foram derrubadas e substituídas por novos prédios.
Rua S. Sebastião

RESUMO DAS SETE RUAS
Dos portados contabilizados por Anacleto Martins, 5 (CINCO) foram derrubados sem dó nem piedade (até prova em contrario). Contudo, esse número pode a curto prazo aumentar, pois a situação atual de alguns dos portados, é no mínimo de grande preocupação.
(Continua)
O Albicastrense
fiz uma pequena visita e gostei... vou vltar com mais tempo para recordar Castelo Branco
ResponderEliminar