TRABALHO DO PADRE ANACLETO MARTINS - 1979
Publicação: Segunda de sete.
(Vamos começar pelas ruas situadas fora da muralha).
RUA BARTOLOMEU DA COSTA
(Antiga Rua da Corredoura)
São quinhentistas, com lintéis belamente trabalhados, com ornatos manuelinos, os números 3 e 5. O edifico a que correspondem estes dois portados apresenta ainda um conjunto de quatro janelas. Uma no rés do chão e três no primeiro andar, com lintéis, igualmente trabalhados com ornatos manuelinos, e oferece-nos a mais bela fachada quinhentista da cidade antiga, embora já situados fora do recinto das muralhas. É Também quinhentista o belo pórtico manuelino da Igreja da Graça ou da Misericórdia.
São quinhentistas os portados número 2 e os números 38 e 39, estes geminados.SS
ARRABALDE DOS AÇOUGUES
Embora afastado da muralha, o Arrabalde dos Açougues prova a sua antiguidade pelos seus numerosos portados quinhentistas. São dessa época os portados números: 1, 4, 6, 23, 32, 35, 46, 54 e 56.
ARRABALDE DOS OLEIROS
São quinhentistas os portados numero: 13, 17, 19, 22, e 24, conjunto geminado, 25, prejudicado (foi reduzido o seu tamanho e rebocado o ornato manuelino do lintél); o 26, que foi geminado com outro portado, hoje transformado em janela, e os números 34 e 38.
RUA DAS OLARIAS
São quinhentistas três grupos de portados geminados: os números 44-46; 60-62; 64-66; e o 22; o 67 e o 69.
RUA RUIVO GODINHO
(Antiga Calçada da Fontinha)
São quinhentistas os números 25, em cujo edifício encontramos também uma janela da mesma época, e 27.
RUA S. SEBASTIÃO
São quinhentistas os portados números: 4, 6, 18 e o 26-28 que são geminados.
Entre os números 6 e 8 e os números 18 e 20 existem hoje janelas, também quinhentistas (adaptação de portados dessa época).
Entre os números 6 e 8 e os números 18 e 20 existem hoje janelas, também quinhentistas (adaptação de portados dessa época).
33 ANOS DEPOIS.
TRABALHO DE VERÍSSIMO BISPO
(Dezembro de 2012)
Rua Bartolomeu da Costa
Nesta rua, os portados descritos no trabalho do padre Anacleto, continuam a existir na sua totalidade. Podendo até dizer-se, que para começar não podia ser melhor.
O atual estado de “saúde” dos portados desta rua, recomenda-se .
O atual estado de “saúde” dos portados desta rua, recomenda-se .
Largo de S. João
Neste largo os portados descritos pelo padre Anacleto, estão todos em muito bom estado, (recomendo a quem se interessar por estas coisas, uma visita aos portados sortudos).
Arrabalde dos Açougues
A tristeza mora neste arrabalde, dois dos velhos portados foram mandados abaixo (números 32 e 56), em sua substituição, surgiram aberrações complemente estapafúrdias. Os portados números 4 e 54 estão em péssimo estado de conservação, os restantes estão em condições razoáveis.
Arrabalde dos Oleiros
Também aqui a situação não é melhor que no Arrabalde dos Açougues. O portado número 34, foi substituído por um portão. Os portados dos números 17 e 19 foram rebocados e pintados. Os outros mantém-se em condições razoáveis.
Rua das Olarias
Depois das desgraças dos arrabaldes, uma boa notícia. Os portados desta rua estão simplesmente espectaculares.
Como eu gostaria que os portados desta rua, fossem a regra e não a excepção. Recomendo vivamente uma visita aos sortudos portados desta rua.
Rua Ruivo Godinho
Os dois únicos portados desta rua (números 25 e 27) deram à sola. As velhas casas foram derrubadas e substituídas por novos prédios.
Os dois únicos portados desta rua (números 25 e 27) deram à sola. As velhas casas foram derrubadas e substituídas por novos prédios.
Rua S. Sebastião
A desgraça instalou-se nesta velha rua da terra albicastrense. Dos portados existentes, apenas um ostenta alguma dignidade, todos os restantes, estão em casas a cair de podre (como aliás se pode ver, na imagem captada na referida rua). Uma autentica calamidade, é o mínimo que se pode dizer sobre a tristíssima situação em que se encontram os portados da velhinha rua de S. Sebastião.
RESUMO DAS SETE RUAS
Dos portados contabilizados por Anacleto Martins, 5 (CINCO) foram derrubados sem dó nem piedade (até prova em contrario). Contudo, esse número pode a curto prazo aumentar, pois a situação atual de alguns dos portados, é no mínimo de grande preocupação.
(Continua)
O Albicastrense
fiz uma pequena visita e gostei... vou vltar com mais tempo para recordar Castelo Branco
ResponderEliminar