sexta-feira, setembro 06, 2019

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXXVI

ACTAS CAMARÁRIAS DE 1809

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).

(Continuação)
A seguir á sessão de 19 de Setembro de 1809 aparece-nos Francisco António Peres de Loureiro e o capitão José Joaquim Pancas a fazer a derrama de seiscentos mil réis “aos Negociantes Traficantes, Capitalistas, e Rendeiros desta cidade, e seu termo”.
Para perfazer esta importância são conectados trinta negociantes e capitalistas da cidade e três de Alcains e vinte a quatro rendeiros.
Dos negociantes e capitalistas, o mais sobrecarregado paga 12.000 réis e o mais aliviado paga 1.200 réis. Dos rendeiros, dois que pagam mais, 105.000 réis cada um: o que paga menos aparece com a coleta de 800 réis.

Em 25 de setembro faz-se a divisão de 12.000 réis por todos os “fabricantes de lãs e chapéus” de Alcains, quantia em que foram coletados.
Os coletados são nada menos de quarenta e dois. O que paga mais aparece com a quantia de 800 réis, o que paga menos aparece com a importância de 160 réis.
A seguir é feita a divisão da Coleta de 160.000 réis  pelos fabricantes de lã de Cebolais, Retaxo e anexos. São trinta e um os fabricantes coletados pelos Cebolais, dezanove pelo Retaxo e um pela Represa. O que paga mais aparece com a quantia de 1.200 réis e o que paga menos com 100 réis.
Ainda na mesma data aparece o Juiz de Fora, José Mourão, a mandar “por comissão que tinha do Doutor Corregedor Manuel José Vaz Leitão”, que se procedesse “à arrematação da Coutada de Vila Velha pelo que pertence a Bolota”. São logo nomeados os louvados e estes, sem mais demora, avaliam a bolota da Coutada em 250.000 reis.
 (Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição, do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...