quarta-feira, fevereiro 12, 2020

AMÉRICO TOMÁZ VISITA CASTELO BRANCO - "EU ESTAVA LÁ"




Jornal "Beira Baixa(1970) 

50 ANOS DEPOIS!!!






O nome desta publicação “Eu estava lá não podia ser outro, pois eu assisti na primeira fila da Praça do Município, às boas vindas a Américo Tomáz. 50 Anos depois, ao vistoriar na nossa biblioteca antigas edições do jornal "Beira Baixa", encontrei a pérola aqui postada por mim.

Não me vejo nas imagens aqui postadas, mas posso garantir que assisti na primeira fila a todo este espectáculo, circo que reuniu muitas centenas e centenas de albicastrenses “convidados”, para participarem na sessão de boas vindas.
O ALBICASTRENSE

9 comentários:

  1. Manuel Fevereiro
    Eu estive a aguarda-lo enfrente ao Edifício dos Valentes o mais alto na altura , e depois de ter inaugurado o Bloco de Apartamentos junto do Matadouro, ao fundo da Rua João Velho junto do Café do Cansado. Tendo o Almirante Américo Tomás feito continência ao Policia que ali estava e um aceno para mim.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  2. Florentina Duarte
    Bordamos uma colcha de Castelo Branco ...na EIC...e acho que foi para o Presidente Américo Tomaz.....
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Ressurreição Duarte Correia Florentina Duarte também ajudei a bordar essa colcha.
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
    2. Florentina Duarte Maria Ressurreição Duarte Correia Tu és a Ressurreição da minha turma? E que a Eugénia fala?...
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
  3. Maria João Cabaço
    Eu também estava, possivelmente nesse grupo de meninas com bata.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    Parece-me haver confusão nos comentários. Américo Tomás, como Presidente da República, esteve em Castelo Branco duas vezes. A 17 e 18 de Junho de 1963 e a 20 de Outubro de 1970, em viagem para a Covilhã. Esta publicação refere-se à segunda visita. O carro de “Sua Excelência” passou apressado e o senhor nem acenou às crianças da Escola Primária e ao povo que o aguardavam.
    Na primeira visita, em Junho de 1963, foi-lhe oferecida uma colcha com o bordado de Castelo Branco. Nessa altura, “andou a cortar fitas”. Inaugurou o edifício da EICCB, a Estação
    Elevatória do Lirião, o “Edifício dos Emblemas”, o Mercado Municipal, um Bloco de Apartamentos na zona do Matadouro, etc. etc. .
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Florentina Duarte Joaquim Lalanda Roseiro Boavida É verdade nessa data, 1963 é que lhe foi oferecida a colcha que tinhamos andado a bordar na Escola e levou bastante tempo ...Em 1970 eu já estava fora da E.I.C. .
      (Comentário feito no facebook)

      Eliminar
  5. Maria Jose Gil Ribeiro
    Eu estive em 63 na inauguração da Praça (Mercado Municipal) uma vez que a minha mãe tinha negócio de venda de Carne de Porco...lembro-me muito bem. embora só tivesse 7 anos. Mas quando andava no secundário, estive na escadaria da Câmara Municipal, também numa coisa idêntica. Se não foi o Américo Tomás, quem teria sido? já não me lembro? Seria o Marcelo Caetano?
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  6. Fatima Moreira Também lá estava, de bata branca a acenar com uma bandeirinha(coisas a que éramos obrigadas...) estávamos no ano de 1963, tinha 9 anos, entrei no ano seguinte para o clico preparatório.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar

TOPONIMIA ALBICASTRENSE - "RUA ROBLES MONTEIRO"

RUAS DA TERRA ALBICASTRENSE Desta vez tenho para divulgar, uma rua que tirando quem lá mora, poucos saberão onde fica, uma vez, que se trata...